Edital do Encceja 2022

Edital do Encceja 2022

Edital do Encceja 2022 será publicado na segunda (16)

Período de inscrições para o exame será entre 24 de maio e 4 de junho. Provas serão aplicadas em 28 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal

Publicado em 13/05/2022 

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Na próxima segunda-feira, 16 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O documento apresenta as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As inscrições começam em 24 de maio e vão até o dia 4 de junho. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep.

Neste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de convid-19 que envolveu a realização da última edição.

No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Encceja – O exame foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. É realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Saiba mais sobre o Encceja

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/edital-do-encceja-2022-sera-publicado-na-segunda-16?fbclid=IwAR2vH8bTptKeTmDaZdk-iMvmEHLstnN4ciCns9exLFtPjVPlHloMSFTwWEs 




ONLINE
9