Encontro de Coletivos da CNTE

Encontro de Coletivos da CNTE

 

CPERS discute próximos passos da luta sindical no Encontro de Coletivos da CNTE


Durante os dias 17 e 18 de julho, dirigentes do CPERS participaram do Encontro de Coletivos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) discutindo o futuro da educação pública no Brasil e os desafios das(os) educadoras(es) frente à sobrecarga de trabalho, à desvalorização e ao desmonte de políticas públicas. 

O evento ocorreu em Recife, no estado de Pernambuco, e reuniu cerca de 500 profissionais do ensino público, de diversas entidades filiadas à CNTE.

Leia também: Em Recife, CPERS debate Educação e Democracia no Encontro de Coletivos da CNTE

Na sexta-feira (18), os coletivos debruçaram-se sobre temáticas centrais para a qualidade da educação e para a dignidade das(os) trabalhadoras(es) e construíram caminhos para enfrentar os ataques à escola pública e defender o acesso aos estudos. Confira o que foi conversado em cada mesa: 

 

Coletivo de Especialistas em Educação propõe fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar 

A presidente do CPERS, Rosane Zan, participou do Coletivo do Departamento de Especialistas em Educação (Despe), no qual a identidade da(o) pedagoga(o), o papel da(o) coordenadora(or) e a valorização da Carreira e do Piso foram pautas prioritárias. 

 

 

“Seguiremos lutando por uma pedagogia que realmente leve em consideração a importância que ela tem no chão da escola. Pedagogia é teoria e prática todo dia”, argumentou Rosane, que coordenou o Coletivo.

 

Coletivo de Saúde aborda assédio moral nas redes públicas de ensino

O 1º vice-presidente do Sindicato, Alex Saratt, e a diretora do CPERS, Daniela Peretti, compuseram a mesa de discussão do Coletivo de Saúde e trataram a respeito dos impactos psicológicos vivenciados por educadoras(es) diante da pressão institucional por resultados.

 

 

Com o objetivo de intensificar a atuação sindical na defesa de condições dignas de trabalho e melhor qualidade de vida para a categoria, as(os) dirigentes acompanharam a palestra “Saúde e Trabalho: concepções e desafios para a ação sindical”, ministrada pelo economista Reginaldo Muniz, e a roda de conversa “Saúde Mental no Mundo do Trabalho”, guiada pela psicóloga Marcella Milano. 

 

Coletivo Antirracista reforça compromisso da educação na promoção da equidade racial

O 2º vice-presidente do CPERS, Edson Garcia, trocou aprendizados com colegas de luta no Coletivo Antirracista, dialogando a respeito do enfrentamento ao preconceito de raça. 

A atividade contou com três painéis liderados por Graça Braga, pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por Zara Figueiredo, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), e por Adriano Albertino, secretário de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT/ES). 

 

 

As(os) presentes decidiram por encaminhar um censo racial nas escolas a fim de mapear a realidade da rede pública e impulsionar a efetiva implementação da Lei 10.639/03 e da Política Nacional de Educação Escolar Antirracista (PNEERA). 

 

Coletivo da Juventude defende mais espaços de escuta para renovar movimento sindical 

A secretária-geral do Sindicato, Suzana Lauermann, integrou o Coletivo da Juventude, em que a participação juvenil na luta de classes e a aproximação das entidades com os anseios das novas gerações foram assuntos preponderantes.

 

 

“A luta pela educação pública dos próximos 40 anos vai depender da juventude de hoje. Por isso, é fundamental trazê-los para perto e criar espaços de escuta e atuação política”, afirmou o coordenador do Coletivo, Luiz Felipe Krehan. 

 

Coletivo de Comunicação sugere estratégias narrativas unificadas 

A tesoureira do CPERS, Dulce Delan, e o diretor Leonardo Preto Echevarria deliberaram com membros do Coletivo de Comunicação a necessidade de regulamentar as plataformas digitais e qualificar a interlocução com sócias(os), companheiras(os) sindicais e sociedade. 

 

 

O jornalista Ivan Moraes e o coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Admirson Greg, ofereceram ideias especializadas ao Coletivo, defendendo ações conjuntas e planos de comunicação. Ainda, o grupo elaborou uma série de encaminhamentos, como apoiar mídias alternativas e investir em produções jornalísticas.

 

Coletivo de Funcionárias(os) debate ajustes no PL 2531/2023

O diretor do CPERS, Leandro Parise, defendeu no Coletivo de Funcionárias(os), junto de outras(os) trabalhadoras(es) da educação, melhorias no projeto de lei que instaura o Piso Nacional Salarial para profissionais da merenda, da manutenção, da administração e dos demais setores essenciais para o funcionamento das escolas. 

 

 

O texto atual do PL 2531/2021 tem fragilidades jurídicas e, apesar da urgência do Piso, se aprovado sem as devidas correções, a tão necessária e almejada valorização das(os) funcionárias(os) de escola pode ser questionada pela Justiça. 

 

Coletivo de Mulheres reflete sobre liderança feminina no sindicalismo

A diretora do Sindicato, Joara Dutra, participou da reunião do Coletivo de Mulheres da CNTE, no qual as desigualdades de gênero, raça e classe, bem como o protagonismo feminino na mobilização por transformações sociais pautaram o diálogo. 

 

 

As sindicalistas encorajaram-se a ocupar espaços de poder e tomar a frente das batalhas. “Que as mulheres reconheçam sua força e possam usá-la para transformar a sociedade”, disse a coordenadora do Coletivo, Berenice D’arc. 

 

Coletivo LGBTQIA+ destaca papel da educação no combate à discriminação

Ao lado de representantes de distintas entidades, a diretora do CPERS, Andréa Nunes, dividiu experiências no Coletivo LGBTQIA+ e compartilhou estratégias que visam eliminar a LGBTfobia das escolas e da sociedade. 

 

 

Consciência política em períodos eleitorais, cobrança por políticas públicas de equidade e criação de ambientes acolhedores dentro dos próprios sindicatos foram alguns dos pontos levantados no encontro, que contou com a presença da cantora e artista Renata Peron. 

 

Coletivo de Formação incentiva organização sindical no chão da escola

O diretor do CPERS, Luiz Henrique Becker, compôs o grupo do Coletivo de Formação e envolveu-se nas discussões sobre formação contínua das(os) educadoras(es) associadas(os) aos sindicatos e sobre mobilização permanente da categoria. 

 

 

As(os) dirigentes defenderam o uso da prática formativa como ferramenta política e pedagógica. “É lá, no chão da escola, onde acontece o maior embate educacional. Precisamos formar essa liderança sindical dentro da escola para fortalecer nossa representação”, avaliou Marta Vanelli, coordenadora do Coletivo. 

 

Coletivo da Pessoa com Deficiência trata dos desafios da inclusão no ambiente escolar

A diretora Vera Maria Lessês e o diretor Guilherme Bourscheid representaram o CPERS no encontro do Coletivo da Pessoa com Deficiência (PCD), no qual a acessibilidade foi tema principal das considerações das(os) professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas.

 

 

Durante as explanações, os sindicatos ficaram com a responsabilidade de estruturar a publicação de cartilhas informativas, capazes de serem lidas por qualquer indivíduo, com o intuito de conscientizar as comunidades escolares acerca da inclusão e garantir o direito ao trabalho.  

 

Coletivo Educacional problematiza uso das tecnologias digitais e plataformização da educação

O diretor do CPERS, Elbe Belardinelli, integrou o Coletivo Educacional e tratou, na companhia de educadoras(es), sobre os reflexos da Inteligência Artificial em sala de aula e a plataformização de processos educacionais. 

 

 

O professor Dr. Luiz Cláudio Costa e a Dr.ᵃ Ângela Albino contribuíram com o debate, defendendo a autonomia da(o) educadora(or), a regulamentação das tecnologias e a organização curricular alinhada às realidades locais. 

Com informações e fotos da CNTE.

 

FONTE:

https://cpers.com.br/cpers-discute-proximos-passos-da-luta-sindical-no-encontro-de-coletivos-da-cnte/?fbclid=IwY2xjawLuCAJleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFNdDVWME9aMXowWmJUMERNAR42gIzwwq60B05jySNF28MznvI
z3v7YT_ufFrtuqgVFYrDhbEUlQRZi2vDWUA_aem_fLSoX58GQT1eaABwGZyRFw
 




ONLINE
25