Encontros virtuais com direções de escolas

Encontros virtuais com direções de escolas

 

CPERS inicia série de encontros virtuais com direções de escolas estaduais


Escuta como ferramenta de mobilização! Foi com este objetivo que o CPERS promoveu, nesta terça-feira (19), o primeiro de cinco encontros virtuais com direções das escolas estaduais gaúchas. O objetivo é ouvir e compreender as principais demandas das(os) dirigentes escolares em relação às questões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino.

Este primeiro encontro contou com a participação de integrantes da Direção Central, dos núcleos do Sindicato e de educadoras(es) das regiões de Santa Maria (2°), Cachoeira do Sul (4°), Santa Cruz do Sul (18°), Alegrete (19°), Uruguaiana (21°), Santana do Livramento (23°), Santiago (29°) e São Gabriel (41°).

Durante a reunião, as direções relataram um cenário de sobrecarga de trabalho, assédio moral e ausência de diálogo por parte da Secretaria da Educação (Seduc) e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Outro ponto recorrente foi a falta de informações claras e orientações por parte das CREs. Essa postura, segundo os relatos, gera a sensação de abandono e incompetência induzida, já que as escolas não recebem as ferramentas necessárias para cumprir as tarefas exigidas.

A presidente do CPERS, Rosane Zan, conduziu os trabalhos e, em sua fala de abertura, destacou a importância desses momentos para fortalecer a organização contra os desmandos do governo Eduardo Leite (PSD) e a luta em defesa dos direitos da categoria.

“Este é um momento de escuta, tanto em relação às questões administrativas quanto pedagógicas. Nosso objetivo é compreender as demandas e levar para a Seduc, buscando mediar tantos problemas que vêm se acumulando, sobretudo a sobrecarga de trabalho. O foco do CPERS é a unidade e as direções das instituições de ensino têm um papel central no chão da escola e na defesa da gestão democrática”, destacou a presidente.

O que fica claro entre as falas é a confirmação da desorganização e a incapacidade do governo Leite (PSD) de dar respostas às demandas da categoria. Questões salariais, como o 14º e as promoções, foram classificadas como ilusórias e enganosas.

A escuta ativa das direções escolares durante estes cinco encontros municiará o Sindicato com informações para a organização da luta por valorização salarial e melhores condições de trabalho para professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas. Reforçamos que a escola pública que queremos é uma escola humanizada e estes momentos de troca e unidade serão fundamentais para encarar os desafios diários que as(os) trabalhadoras(es) da educação enfrentam.

>> Confira, abaixo, o cronograma dos próximos encontros e contate o seu Núcleo para saber como participar: 

➡️ 20/08 (quarta-feira): Santo Ângelo (9°), Santa Rosa (10°), São Borja (16°), São Luiz Gonzaga (33°), Cerro Largo (36°), Três de Maio (35°), Três Passos (27°), Ijuí (31°), Cruz Alta (11°) e Frederico Westphalen (26°).

➡️ 26/08 (terça-feira): Pelotas (24°), Rio Grande (6°), Bagé (17°), Guaíba (34°) e Camaquã (42°).

➡️ 02/09 (terça-feira): Caxias do Sul (1°), Guaporé (3°), Passo Fundo (7°), Estrela (8°), Bento Gonçalves (12°), Erechim (15°), Lagoa Vermelha (25°), Soledade (28°), Vacaria (30°), Carazinho (37°) e Palmeira das Missões (40°).

➡️ 09/09 (terça-feira): Montenegro (5°), Osório (13°), Taquara (32°), Canoas (20°), São Leopoldo (14°), Gravataí (22°) e Porto Alegre (38º/39º).

 

FONTE:

https://cpers.com.br/cpers-inicia-serie-de-encontros-virtuais-com-direcoes-de-escolas-estaduais/ 




ONLINE
21