Encontros virtuais com direções de escolas

CPERS inicia série de encontros virtuais com direções de escolas estaduais
Escuta como ferramenta de mobilização! Foi com este objetivo que o CPERS promoveu, nesta terça-feira (19), o primeiro de cinco encontros virtuais com direções das escolas estaduais gaúchas. O objetivo é ouvir e compreender as principais demandas das(os) dirigentes escolares em relação às questões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino.
Este primeiro encontro contou com a participação de integrantes da Direção Central, dos núcleos do Sindicato e de educadoras(es) das regiões de Santa Maria (2°), Cachoeira do Sul (4°), Santa Cruz do Sul (18°), Alegrete (19°), Uruguaiana (21°), Santana do Livramento (23°), Santiago (29°) e São Gabriel (41°).
Durante a reunião, as direções relataram um cenário de sobrecarga de trabalho, assédio moral e ausência de diálogo por parte da Secretaria da Educação (Seduc) e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Outro ponto recorrente foi a falta de informações claras e orientações por parte das CREs. Essa postura, segundo os relatos, gera a sensação de abandono e incompetência induzida, já que as escolas não recebem as ferramentas necessárias para cumprir as tarefas exigidas.
A presidente do CPERS, Rosane Zan, conduziu os trabalhos e, em sua fala de abertura, destacou a importância desses momentos para fortalecer a organização contra os desmandos do governo Eduardo Leite (PSD) e a luta em defesa dos direitos da categoria.
“Este é um momento de escuta, tanto em relação às questões administrativas quanto pedagógicas. Nosso objetivo é compreender as demandas e levar para a Seduc, buscando mediar tantos problemas que vêm se acumulando, sobretudo a sobrecarga de trabalho. O foco do CPERS é a unidade e as direções das instituições de ensino têm um papel central no chão da escola e na defesa da gestão democrática”, destacou a presidente.
O que fica claro entre as falas é a confirmação da desorganização e a incapacidade do governo Leite (PSD) de dar respostas às demandas da categoria. Questões salariais, como o 14º e as promoções, foram classificadas como ilusórias e enganosas.
A escuta ativa das direções escolares durante estes cinco encontros municiará o Sindicato com informações para a organização da luta por valorização salarial e melhores condições de trabalho para professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas. Reforçamos que a escola pública que queremos é uma escola humanizada e estes momentos de troca e unidade serão fundamentais para encarar os desafios diários que as(os) trabalhadoras(es) da educação enfrentam.
>> Confira, abaixo, o cronograma dos próximos encontros e contate o seu Núcleo para saber como participar:
➡️ 20/08 (quarta-feira): Santo Ângelo (9°), Santa Rosa (10°), São Borja (16°), São Luiz Gonzaga (33°), Cerro Largo (36°), Três de Maio (35°), Três Passos (27°), Ijuí (31°), Cruz Alta (11°) e Frederico Westphalen (26°).
➡️ 26/08 (terça-feira): Pelotas (24°), Rio Grande (6°), Bagé (17°), Guaíba (34°) e Camaquã (42°).
➡️ 02/09 (terça-feira): Caxias do Sul (1°), Guaporé (3°), Passo Fundo (7°), Estrela (8°), Bento Gonçalves (12°), Erechim (15°), Lagoa Vermelha (25°), Soledade (28°), Vacaria (30°), Carazinho (37°) e Palmeira das Missões (40°).
➡️ 09/09 (terça-feira): Montenegro (5°), Osório (13°), Taquara (32°), Canoas (20°), São Leopoldo (14°), Gravataí (22°) e Porto Alegre (38º/39º).
FONTE:
https://cpers.com.br/cpers-inicia-serie-de-encontros-virtuais-com-direcoes-de-escolas-estaduais/