Ensino Médio Gaúcho 2023

Ensino Médio Gaúcho 2023

ENSINO MÉDIO GAÚCHO 2023: O QUE PRECISAMOS SABER?

A partir de 2022, todas as escolas do país implementaram gradativamente o novo Ensino Médio.

 

Mas afinal, o que mudou? Quais componentes curriculares serão ofertados pelas escolas da rede pública? Para elucidar essas dúvidas, a Secretaria de Educação (SEDUC RS) apresenta neste site, que traz esclarecimentos fundamentais para direcionar as escolhas dos estudantes.

Neste espaço, você encontrará informações sobre o que é o Ensino Médio Gaúcho, sua estrutura pedagógica, a organização referente à Formação Geral Básica e aos Itinerários Formativos, e os respectivos componentes curriculares.

Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio – RCGEM, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio Gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária - que passará para 3.000h ao longo dos 3 anos - e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.

A flexibilização curricular se dá por meio dos Itinerários Formativos, podendo o (a) estudante escolher em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar. Dessa forma, busca fortalecer a Educação integral, o desenvolvimento de todas as dimensões humanas - cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.

Os Itinerários Formativos são aprofundamentos das áreas de conhecimento que enfatizam uma área focal e outra complementar, dentre as quais os estudantes poderão fazer suas escolhas com foco na realização de seu projeto de vida.

As Unidades Curriculares Eletivas integram a parte flexível do currículo na proposta da BNCC e do RCGEM, juntamente com os Itinerários Formativos. Cada estudante escolhe as Eletivas associadas à mesma área do conhecimento em que estiver se aprofundando ou opta por diversificar a sua formação ao escolher Eletivas de temas de seu interesse associados a outras áreas do conhecimento” (RCGEM, 2023, p. 207). São unidades curriculares ofertadas que buscam aprofundar o conhecimento pela investigação de temas, conteúdos e áreas que colaborem para a ampliação do conhecimento dos componentes curriculares obrigatórios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Itinerários Formativos - Trilhas de Aprofundamento Curricular, de modo transversal. Devem possibilitar, diversificar, ampliar e aprofundar as temáticas das trilhas e da Formação Geral Básica e serão ofertadas trimestralmente, a partir do 2º ano do Ensino Médio Gaúcho, na forma de componente curricular, por estratégias pedagógicas diversas como clubes, projetos de ensino, laboratórios, incubadoras e projetos como o jovem aprendiz, grupos de estudos e pesquisas, entre outras opções.

 

ACESSE O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA NO LINK:

https://ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br/?fbclid=IwAR3xacwdYOSQnRnEmDUvW50IFjqz3e_iB6s1lobRj2VKwjhThJuZuvXGnr0 

 




ONLINE
48