Escolas estaduais serão municipalizadas

Escolas estaduais serão municipalizadas

Mais duas escolas estaduais de Porto Alegre serão municipalizadas

Secretário da Educação vistoriou instituições nesta sexta-feira (13) para ajustar detalhes para a volta às aulas

 

Sarah Hoffmeister / DivulgaçãoSecretário Leonardo Pascoal visitou Escola Evaristo Gonçalves Netto para verificar demandas
da direção e dos professores. 
Sarah Hoffmeister / Divulgação


 

O ano letivo que começa em Porto Alegre na próxima quarta-feira (18) terá o acréscimo de duas escolas na rede municipal, que totalizará 102 instituições. Até então pertencentes ao Estado, as escolas Espírito Santo, no bairro Glória, e Evaristo Gonçalves Netto, no Jardim Carvalho, foram municipalizadas e vão ofertar turno integral para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).

Nesta sexta-feira (13), o secretário da Educação, Leonardo Pascoal, foi pessoalmente às escolas para conversar com as direções e professores e combinar os detalhes finais para a retomada das aulas. Antes, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Smed) já haviam feito visitas para levantamento das necessidades estruturais, pedagógicas e de pessoal.

— Quando é bem planejada, dialogada com a comunidade e acompanhada de investimentos pedagógicos, administrativos e estruturais, a municipalização fortalece a escola pública e qualifica o atendimento aos estudantes — avalia Pascoal.

O município já teve uma experiência positiva ao longo do ano passado com a Escola Professora Leopolda Barnewitz, na Cidade Baixa. A prefeitura assumiu, no início de 2025, a gestão da instituição, que passou por uma reforma custeada pelo Instituto Cultural Floresta. Após o primeiro ano, 90% das famílias avaliaram a mudança como positiva ou muito positiva, de acordo com pesquisa realizada pela Smed.

O Floresta também assumiu a reforma da Escola Rio Grande do Sul, no Centro Histórico, cuja gestão foi adotada pela prefeitura no final do ano passado. A previsão é que as obras sejam concluídas até a metade de 2026.

Além dessas quatro, a prefeitura tem o plano de municipalizar outras oito escolas estaduais até 2028. O acordo foi selado por Pascoal em reunião com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, em setembro do ano passado.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2026/02/mais-duas-escolas-estaduais-de-porto-alegre-serao-municipalizadas-cmll81v88012f01ghrenwebkd.html?fbclid=IwY2xjawP8oMJleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZB
AyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEeacU6g6rGZCv_Qb1AQiXi5IxHsWWT1OEoZAQmLWaTRPF-auYzOc7_2iogGLI_aem_shXl1Dj92u3YHqko9ngNH
w

 




ONLINE
21