Evasão em cursos de licenciatura
Educadoras discutem razões da evasão em cursos de licenciatura
Colóquio da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece nesta quinta-feira, dia 8, às 18 horas, via internet
06/12/2022
A alta evasão de alunos dos cursos de nível superior atinge também as licenciaturas
– Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Nesta quinta-feira, dia 8, às 18 horas, o colóquio Evasão no Primeiro Ano das Licenciaturas – promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – vai reunir quatro educadoras especializadas nesse tema. Ana Amélia Teixeira, Júlia Rigo, Melina Klitzke e Rita Santos Guimarães vão abordar as causas que levam à alta evasão de alunos nos cursos de licenciatura, que em certos casos chegam a formar apenas 30% dos ingressantes. “Considerando a necessidade de novos professores, essa evasão se torna especialmente problemática, um gargalo para o desenvolvimento da educação de qualidade no País”, destaca nota publicada no site da cátedra.
De acordo com a cátedra, as quatro especialistas vão traçar um panorama sobre a evasão nos cursos de licenciatura e ajudar a entender esse fenômeno, como uma forma de subsidiar a formulação de políticas públicas pelos governos federal e estaduais e também pelas instituições de ensino superior do Brasil. A curadoria do colóquio é da professora Bernardete Gatti e do professor Marcelo Firer, ambos ligados à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.
O colóquio Evasão no Primeiro Ano das Licenciaturas, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 8, das 18 às 21 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra no Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem preencher formulário enviado durante a transmissão (informações aqui).
https://jornal.usp.br/cultura/educadoras-discutem-razoes-da-evasao-em-cursos-de-licenciatura/