• Professora Marli - Falando de Educação
  • Quem sou?
  • Contatos - TIRE AS DÚVIDAS

 

Faculdade de longe

Faculdade de longe

 FACULDADE DE LONGE E SEM FINANCIAMENTO

Eduardo Chaves, Luigi Mazza e Renata Buono | 14nov2022

 

 

 

Com a expansão do mercado de educação privada, cresce ano a ano o número de brasileiros formados por ensino a distância. Hoje, quatro em cada dez universitários estudam de casa – uma proporção que dobrou de 2016 para cá. Um dos reflexos disso é que o país está formando uma geração de professores sem contato com a sala de aula: 61% dos estudantes de cursos de licenciatura fazem a graduação a distância. Cinco anos atrás, eram 42%. Os dados constam no Censo da Educação Superior, publicado esta semana pelo Inep e que serve de base para este =igualdades. O censo também mostra como o financiamento universitário está numa baixa histórica. Nas faculdades privadas, a proporção de matrículas com algum tipo de financiamento é a menor desde 2013.

O mercado de universidades privadas se expandiu nos últimos anos. Para cada vaga ofertada na rede pública, há outras 26 no ensino superior particular. A graduação a distância disparou junto: 4 em cada 10 estudantes brasileiros do ensino superior aprendem nesta modalidade. Em 2016, apenas 2 a cada 10 graduandos estudavam a distância.

Em 2021, as instituições de ensino superior no Brasil registraram 4 milhões de novas matrículas em cursos de graduação. Desses estudantes, 2,5 milhões – o equivalente a dois terços (63%) – aprendem na modalidade a distância . Por outro lado, 1,5 milhão ingressaram no ensino presencial – e correspondem a 37% do total no ano passado.

 

No Brasil, o ensino superior ainda é acessível para poucos: só um quinto dos jovens de 18 a 24 anos estão cursando faculdade. Segundo o IBGE, a maioria dos jovens dessa idade (42%) concluiu o ensino médio, mas não seguiu os estudos. Os que não frequentam a universidade nem concluíram o ensino médio são 19%.

O Brasil está formando uma geração de professores que não tem contato com a sala de aula. Em 2016, 42% dos estudantes em cursos de licenciatura tinham aulas a distância. Essa proporção aumentou ano a ano. Em 2021, chegou a 61%.

O percentual de docentes com doutorado nas universidades públicas é o dobro das privadas. Nas universidades públicas (considerando aqui federais, estaduais e municipais), 7 em cada 10 professores têm doutorado no currículo. Na rede privada, a proporção cai para 3 em cada 10 docentes.

 

Há nove anos, 37% dos estudantes de graduação em instituições privadas recebiam financiamento ou bolsa para pagar o curso. O auge dos financiamentos se deu em 2018, quando 47% dos estudantes recebiam apoio. Durante o governo Bolsonaro, os números foram caindo até chegar a apenas 38% em 2021 – e atingir a menor proporção desde 2013.

A pandemia fez com que milhares de universitários se afastassem da faculdade. O trancamento de matrículas praticamente dobrou entre 2019 e 2020: de 186 mil, passou para 345 mil o número de alunos que interromperam os estudos.

 

Fontes: Censo da Educação Superior (Inep); Pnad (IBGE)

 
Eduardo Chaves

Estagiário de jornalismo na piauí

Luigi Mazza (siga @LuigiMazzza no Twitter)

Repórter da piauí

 

https://piaui.folha.uol.com.br/faculdade-de-longe-e-sem-financiamento/?utm_campaign=a_semana_na_piaui_136&utm_medium=email&utm_source=RD+Station 

  • Professora Marli - Falando de Educação
  • Quem sou?
  • NOTÍCIAS
  • ARTIGOS
  • CPERS/SINDICATO
  • CEEd
  • FUNDEB
  • Normas de Ensino por temas
  • PSPN - PISO
  • PNE e BNCC
  • LEGISLAÇÃO
  • PARECERES da PGE
  • JURIDICO
  • APOSENTADORIA
  • IPERGS
  • CARTILHA Direito dos Servidores
  • SUGESTÕES
  • O Irã que se cuide
  • MURAL DE RECADOS
  • Contatos - TIRE AS DÚVIDAS




ONLINE
28





Get Adobe Flash player




Super Bowl live stream Watch Super Bowl 2021 Live Stream Free