Filmes, pensamento de Paulo Freire
Veja 5 filmes para conhecer o pensamento de Paulo Freire
Documentários e série abordam vida e obra do patrono da educação brasileira
Autor - Leonardo Valle
Publicado em 24 de fevereiro de 2025

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, filósofo e pensador da educação brasileira conhecido por desenvolver o método de alfabetização de adultos que utilizava o diálogo e a experiência de vida dos alunos para desenvolver leitura e escrita de forma contextualizada.
“Ele revolucionou não apenas o pensamento, mas a técnica de alfabetização, superando o método de cartilhas que dominava o ensino até então. Embora suas ideias tenham sido propostas inicialmente para pessoas adultas, elas transcenderam e se espraiaram para todos os contextos da educação”, explica o diretor da Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Uninove) Jason Ferreira Mafra.
Mafra aponta “Pedagogia do Oprimido” (1970) como uma das obras mais influentes de Freire. O livro aborda a importância da conscientização de pessoas que sofrem diferentes injustiças, exploração e formas de controle para que transformem sua realidade e não reproduzam opressões.
Reconhecido internacionalmente, Freire lecionou nas universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, e obteve mais de 40 títulos de doutor honoris em diferentes universidades.
Entrevistas para a televisão
O audiovisual é uma das formas de conhecer a teoria freiriana. Mafra indica para os professores entrevistas concedidas pelo pensador para veículos de comunicação da sua época, disponíveis nos canais do YouTube.
Uma delas é o Programa Matéria Prima (TV Cultura, 1989), com Serginho Groisman. “Na ocasião, o educador era secretário de educação de São Paulo (SP). A entrevista ajuda a conhecê-lo por seu trabalho e a superar visões preconceituosas disseminadas sobre ele e sua gestão”, defende Mafra.
Uma segunda entrevista é para o programa Memória Viva, da TV Universitária da Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1983). Ela possui participação do sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Celso Beisiegel.
O pensamento de Paulo Freire é ainda explicado pelo educador do Instituto Paulo Freire Paulo Roberto Padilha, em um episódio do especial de vídeos Pensadores na Educação (abaixo), do Instituto Claro, com foco no patrono da educação brasileira.
Filmes sobre Paulo Freire
Também é possível conhecer o trabalho de Freire por meio de documentários e uma série. Conheça, a seguir, cinco indicações!
1) Paulo Freire, vida e obra (2021)
Documentário produzido pela TVU Recife, em parceria com a cátedra Paulo Freire, contando a história e a obra do patrono da educação brasileira.
“A cátedra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem um trabalho importante de preservação do legado de Paulo Freire, sendo composta por pessoas que conviveram com ele e que cederam depoimentos para o documentário”, descreve Mafra.
“Além disso, uma parte significativa do trabalho de Paulo Freire foi realizada em Pernambuco e em outros estados do Nordeste. O documentário apresenta experiências do movimento de cultura popular que ocorreram na região”, completa.
2) Paulo Freire, 100 anos (2021)
Neste documentário da TV Cultura, estudiosos da obra do educador comentam a sua importância para a educação, assim como as razões de o patrono da educação brasileira ser vítima de ataques extremistas.
“Apresenta uma visão panorâmica do trabalho do Paulo Freire e entrevistas com pessoas que conviveram e trabalharam junto com ele na época em que era secretário de educação da Prefeitura de São Paulo”, destaca Mafra.
3) Paulo Freire: educar para transformar (2005)
Documentário realizado pelo Instituto Paulo Freire e pela Fundação Banco do Brasil, com coordenação de Mafra. “Mostra como aspectos importantes da teoria freiriana podem se materializar em práticas pedagógicas dentro e fora da escola, além da influência do seu pensamento em movimentos sociais e na música, como no hip hop”, assinala Mafra.
4) Série: Paulo Freire, um homem do mundo (2020)
Série documental produzida pelo Sesc TV. Com direção de Cristiano Burlan, é dividida em cinco episódios que abordam a vida e a obra de Freire. São eles: “A formação do pensamento”, “As 40 horas em Angicos”, “O exílio”, “Do pátio do colégio à Pedagogia do Oprimido” e “O mundo não é, está sendo”.
5) Paulo Freire contemporâneo (2007)
O documentário de Toni Venturi retrata Paulo Freire a partir das perspectivas de familiares, pesquisadores, alunos e educadores, que compartilham relatos sobre sua vida e obra. O próprio Freire também participa, apresentando sua visão sobre o processo educativo.
Veja mais:
100 anos de Paulo Freire: Instituto Claro lança especial multimídia
Esperançar em Paulo Freire: pesquisador comenta a obra Pedagogia da Esperança
Como ler Paulo Freire para compreender o pensamento do autor?
Plano de aula – Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?
Como adaptar a metodologia de Paulo Freire para a alfabetização infantil?
Paulo Freire e a história da educação popular no Brasil
Crédito da imagem: Valter Campanato – Agência Brasil
FONTE: