Formação do diretor escolar
Ações do MEC contribuem para formação do diretor escolar
Profissionais são responsáveis por gerir e administrar as escolas. Brasil comemora o Dia do Diretor de Escola neste domingo, 12 de novembro
Publicado em 10/11/2023
Neste domingo, 12 de novembro, o Brasil comemora o Dia do Diretor de Escola. A data é celebrada como forma de reconhecimento do trabalho desse profissional, responsável pela gestão e administração do ambiente escolar. Consciente da importância da liderança dos diretores de escolas para a melhoria da qualidade educacional, a atual gestão do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), tem promovido diversas ações de formação em gestão escolar.
As formações são realizadas com a parceria de instituições, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Conselho Britânico. Destaca-se o curso de especialização em Gestão Escolar, o curso de aperfeiçoamento Mentoria de Diretores Escolares e o curso de Liderança Escolar.
Via a plataforma Avamec, a SEB disponibiliza sete cursos específicos para os profissionais que atuam na Direção Escolar. Ao todo, 162 mil profissionais de gestão escolar se inscreveram em 2023.
“Os diretores são peças fundamentais nos processos de aprendizagem dos estudantes, além do suporte, apoio e valorização dos professores. Também são os responsáveis pelo entrelaçamento de todos os sujeitos que fazem a educação em suas escolas”, comentou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt.
O diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, Lourival José Martins Filho, enfatizou a importância de os processos de formação contemplarem diretores e equipes pedagógicas. “Esses profissionais são os mobilizadores do cotidiano das escolas na perspectiva do trabalho colaborativo”, disse.
Clique Escola –
Outra iniciativa que contribui para a melhoria da gestão das escolas é o Aplicativo Clique Escola, o qual é gratuito e visa promover o acesso com facilidade e rapidez às principais informações educacionais e financeiras da escola. Essa ferramenta pode ser utilizada por qualquer cidadão interessado na situação da educação básica brasileira, mas o seu público-alvo são os gestores, diretores, professores e estudantes.
Entre as informações disponíveis no aplicativo, estão: a nota anual de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); a etapa de ensino e disciplina; a distorção idade-série por ano e etapa de ensino; a média de alunos por turma e por etapa de ensino; a porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino; as taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono por etapa de ensino; e recursos repassados via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Clique Escola para Android | Clique Escola para iOS
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
FONTE: