Implementação da BNCC e do NEM

Implementação da BNCC e do NEM

Destaques da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

A cada mês, veja os destaques do Movimento pela Base sobre o avanço da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio em 2022. Abaixo, informações relativas ao mês de outubro, em edição especial sobre recomposição das aprendizagens:  

Pesquisas mostram perdas de aprendizagem, intervenções curriculares e recomposição em tempos de crise 

Selecionamos três pesquisas realizadas pelo Vozes da Educação, Banco Mundial, Unesco e Unicef que trazem informações complementares sobre a contexto da educação: há evidências sobre a atualidade, intervenções curriculares realizadas por diferentes países – inclusive em redes brasileiras -, e estratégias de adaptação curricular mais comuns:

1. Levantamento realizado em 2022 pelo Vozes da Educação a pedido do Movimento pela Base aponta que desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou, diferentes territórios em todo o mundo começaram a se organizar para fazer intervenções curriculares que auxiliassem os educadores a definir as habilidades e competências a serem priorizadas para os estudantes durante a crise. A necessidade de realizar uma intervenção curricular se mostrou atrelada ao fato de as escolas terem ficado muito tempo fechadas, prejudicando o fluxo de aprendizagem, sendo o Brasil uma das localidades que permaneceu o maior tempo nessa situação. 

2.“Estado da crise educacional global: Uma rota de recuperação é um relatório publicado pelo Banco Mundial, UNESCO e UNICEF em 2021 que traz dados importantes: em muitos países, as crianças perderam a maior parte ou todo o aprendizado acadêmico que normalmente teriam adquirido na escola em um ano letivo regular. Em geral, as crianças mais novas e marginalizadas tiveram perdas ainda maiores. E mais: “A crise global de aprendizagem parece ser ainda mais grave do que se temia: esta geração de alunos corre o risco de perder US$ 17 trilhões de rendimento futuros (em valor presente) como resultado do fechamento das escolas, o que equivale a 14% do atual PIB global e excede consideravelmente os US$ 10 trilhões estimados em 2020.”, indica o documento.

3.Também em 2021, o Vozes da Educação realizou o “Recomposição das aprendizagens em contextos de crise” , levantamento internacional com apoio do Instituto Natura e da Fundação Lemann. O texto indica que as estratégias de adaptação curricular mais comuns em programas de recomposição de aprendizagens incluem priorização das habilidades curriculares ou aceleração das aprendizagens, sendo que o foco tem sido habilidades estruturantes de linguagem e matemática. 

Fichas para professor de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental

Material elaborado pelo Movimento pela Base, Nova Escola e Instituto Reúna traz fichas que orientam o planejamento do professor de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental para garantir a priorização curricular e a recomposição das aprendizagens. As fichas de Língua Portuguesa foram definidas a partir dos Campos de Atuação da BNCC (Vida cotidiana, Artístico/literário, Estudo e pesquisa, Vida Pública e Jornalístico Midiático) e as de Matemática agrupam as habilidades focais a partir de Unidades Temáticas previstas na BNCC (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística). O material dialoga, tanto na forma como está organizado quanto no conteúdo, com instrumentos cotidianos do professor, especialmente com os planos de aula, que definem de forma explícita o que se espera que os estudantes aprendam, bem como as estratégias e recursos didáticos utilizados nas aulas. Conheça as mais de 50 fichas já disponíveis e fique de olho nas atualizações!

Redes municipais de sete estados mostram suas experiências com a recomposição

Equipes das secretarias de educação de Tubarão (SC)São Francisco de Paula (RS)Caruaru (PE)Almirante Tamandaré (PR), Goiânia (GO) e Araguaína (TO) contam como têm organizado secretarias de educação e escolas para que todos aprendam. Os textos e vídeos mostram diferentes realidades e ênfases, seja com foco na escuta das crianças da Educação Infantil, no planejamento do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental e no uso dos resultados das avaliações diagnósticas. 

Live: BNCC na priorização curricular e mudanças nas diferentes etapas

Vídeo realizado em outubro com Nova Escola, Instituto Reúna, rede de Tubarão (SC) e Movimento pela Base indica formas de a BNCC estar presente na priorização curricular e o que muda na prática pedagógica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

Veja ainda lindas mensagens em homenagem aos professores!

 

Confira o editorial de Setembro/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de agosto/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de julho/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de junho/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de maio/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de abril/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de março/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de fevereiro/2022 do Movimento pela Base

Confira o editorial de janeiro/2022 do Movimento pela Base

 

fonte: clique aqui




ONLINE
147