Imprimir livros digitais
Isso não é o título do Porta dos Fundos, do Casseta e Planeta, ou dos Trapalhões, mas de um secretário de educação!
Imprimir livros digitais!!!
É como ir na feira, comprar caldo de cana para fabricar etanol para o seu carro!
Ou é digital, ou é impresso!
Entrevista desastrosa, sem conhecimento nenhum da realidade escolar e do abismo econômico e social que os alunos e suas comunidades vivem.
Parece que ele não viveu a pandemia e viu o desastre que foi a tentativa do uso das tecnologias para o aprendizado. Internet precária, aparelhos precários, distração absoluta e concentração, tão fundamental para aprendizagem, altamente prejudicada.
“ Mas vamos bloquear as redes…bla, bla, bla…
”Meu caro secretário, crianças de 12 anos sabem mais sobre desbloqueio digital do que a história do Brasil. E vou indicar para o secretário de educação um autor americano que tem demostrado uma avalanche de dados sobre a tragédia que está acontecendo com os jovens por causa do acesso constante ao mundo maravilhoso do digital, SQN!
O autor: @jonathan.haidt
A escola é o único lugar que sobrou para nossos alunos se desconectarem um pouco, evidente que é importante o uso de computadores , tablets e afins, mas não como centro de aprendizagem.
Pelo amor de Deus, vá pesquisar sobre como os países com a melhor educação no mundo estão revendo o que vocês estão querendo implementar como algo vanguardista.
E para finalizar, as prioridades não deveriam ser tablets ou celulares e sim:
1. AUMENTO SALARIAL DE PROFESSORES E TODA OS COLABORADORES ESCOLARES.
2. REFORMAS URGENTES NOS EQUIPAMENTOS ESCOLARES, visito e faço atividades há anos em escolas estaduais e muitas delas parecem PRISÕES. Os alunos da escola pública merecem locais de ensino impecáveis, bom, dinheiro pelo jeito não falta.
3. BIBLIOTECAS BONITAS E LIVROS DE QUALIDADE.
4. TRABALHO INTENSO COM AS FAMÍLIAS E COMUNIDADE AO REDOR DE CADA ESCOLA, pesquisas já mostram há décadas que pais e comunidade comprometidas com a escola do seu filhos eleva muito o nível de aprendizagem, muito mais que um celular!
5. VOU DEIXAR PROFESSORES, BIBLIOTECÁRIOS E QUEM QUISER MAIS COMPLETAR A LISTA.