Certificado do Ensino Médio via Enem

Certificado do Ensino Médio via Enem

Candidato que obter Certificado do Ensino Médio via Enem terá nome e dados publicados

De agora em diante os participantes que obtiverem o Certificado do Ensino Médio via nota do Enem terão seus nomes e dados pessoais publicados pelas instituições certificadoras, que são os institutos federais e as secretarias estaduais de educação. A nova regra foi regulamentada em portaria publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira, 29 de abril.

Segundo o órgão responsável pela organização do Enem, o Inep, a publicação tem por objetivo colaborar para o reconhecimento nacional dos certificados. A recomendação do instituto é que os dados dos candidatos certificados sejam divulgados no Diário Oficial da União ou do estado ou ainda em sistemas eletrônicos com acesso público.

A portaria também reconhece que cada instituição certificadora tem liberdade para impor procedimentos complementares para retirada do documento. Por fim, a portaria apresenta, em anexo, modelos de certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência (para aqueles que foram aprovados somente em algumas áreas).

Ressaltamos que as exigências para certificação do ensino médio via Enem continuam as mesmas: o participante deve ter completado 18 anos até a data do primeiro dia de provas do exame, obter pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática) e de 500 pontos na Redação.

Para conhecer todas as regras sobre a certificação do ensino médio através do desempenho no Enem, acesse nossa página sobre o assunto.

Certificado do Ensino Médio através do Enem

Dentre tantas utilidades que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquiriu nos últimos tempos, certamente uma das maiores é a possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência.

1.       Quem pode participar?

O participante do ENEM interessado em obter certificação de conclusão do ensino médio deverá possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização do exame e não ter concluído o ensino médio em idade apropriada, incluso às pessoas privadas de liberdade.

2.       Como proceder para conseguir a certificação?

O interessado deve, no ato da inscrição, Indicar a pretensão de utilizar os resultados do Exame para fins de CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, indicando uma das Instituições Certificadoras listadas no Anexo I do Edital do Enem 2012, que estará  autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação.

Vale ressaltar que compete às Instituições Certificadoras definirem os procedimentos para certificação de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem, de acordo com a Portaria Inep nº 144, de 24 de maio de 2012.

3.       Qual a pontuação necessária no Enem para conseguir o certificado?

I – atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;

II – atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

E para obter declaração parcial de proficiência, qual a pontuação necessária?

É necessário atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na área de conhecimento desejada. Para declaração parcial de proficiência na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação.

4.       Quem emite o certificado de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência?

Compete às Secretarias de Educação dos Estados e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia emitir os certificados de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência.

5.       Em caso de dúvidas, quem procurar?

Para eventuais esclarecimentos, o PARTICIPANTE deverá contatar a Instituição certificadora indicada no ato da inscrição.

http://www.infoenem.com.br/candidato-que-obter-certificado-do-ensino-medio-via-enem-tera-nome-e-dados-publicados/




ONLINE
16