Indicação itinerários de preferência
Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho: Estudantes já podem indicar itinerários de preferência
Até o dia 6 de outubro, estudantes devem manifestar interesse no site do Ensino Médio Gaúcho
Publicação:
Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Rede Estadual já podem indicar uma trilha de aprofundamento para o ano letivo de 2026. Após acompanhar a Feira dos Itinerários Formativos de Aprofundamento, realizada de forma virtual no site do Ensino Médio Gaúcho até o dia 6 de outubro, os estudantes devem acessar o mesmo portal e participar da Pesquisa de Interesse.
A escolha permite registrar suas preferências de aprofundamento curricular para o próximo ano, escolhendo entre quatro Projetos Integradores: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Para isso, o acesso deve ser feito utilizando como login “ESTUDANTE-número da matrícula” e, como senha, os quatro últimos dígitos da matrícula.
A implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFAs) faz parte do Ensino Médio Gaúcho. A reestruturação do Ensino Médio, criada com base na Lei 14.945/2024, busca retornar a uma formação geral básica mais extensa, estabelecendo carga horária mínima anual para o ensino médio de 1.000 horas, com 2.400 horas de formação geral e 600 horas de itinerários formativos.
O objetivo da iniciativa é oferecer aos estudantes mais autonomia na construção de seus projetos de vida, personalizando a jornada escolar através de um currículo que valoriza a Base Nacional Comum e os Itinerários Formativos.
Feira dos Itinerários Formativos de Aprofundamento segue aberta
A Feira dos IFA ocorre de 22 de setembro a 6 de outubro, em formato totalmente virtual, no site Ensino Médio Gaúcho. Nesse período, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio têm acesso a vídeos explicativos e materiais de apoio sobre cada itinerário.
Orientações sobre a Feira dos Itinerários do Ensino Médio Gaúcho
Acesse o link
https://www.youtube.com/live/tmGochURda8
- Crédito: TV Seduc RS
A Seduc realizou uma live com todas as orientações sobre a Feira, que pode ser acessada neste link ou conferida abaixo.
FONTE: