Inscrição para jovens aprendizes
No RS, Governo quer inscrições para contratar 1,5 mil jovens aprendizes
O governo do Estado lançou um edital para um programa especial para contratar aprendizes jovens atingidos pela enchente. A partir desta quarta-feira (28), aqueles que desejam se inscrever no Partiu Futuro – Jovem Aprendiz Reconstrução podem fazê-lo neste site. A data limite para preencher o formulário é 6 de setembro.
1,5 mil bolsas serão distribuídas em 23 municípios. Os candidatos selecionados serão contratados em regime CLT e receberão um salário de R$ 786,95 por jornada de 20 horas semanais, bem como auxílio-alimentação de R$ 550, vale-transporte, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e apoio escolar.
O jovem aprendiz passará por 1.040 horas diárias no total. Aproximadamente 640 horas serão dedicadas a atividades práticas, enquanto 400 horas serão dedicadas a atividades teóricas.
Para se inscrever, é necessário ter entre 14 e 21 anos, estar no Cadastro Único (CadÚnico), estudar em uma instituição pública ou ter concluído um curso de educação. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. Além disso, é necessário que eles tenham ficado sem moradia, desalojados ou afetados pela enchente. Os residentes de cidades em estado de calamidade pública que aderiram ao programa ainda podem se inscrever.
Vale destacar que, os jovens serão escolhidos por meio de uma escala de pontuações que leva em consideração renda per capita, grupos populacionais, cor ou raça e participação em programas sociais adicionais. 16 de setembro marca a divulgação do resultado preliminar. No dia 24 de setembro, será realizada a convocação.
FONTE:
Jovem Aprendiz: Inscrição, Como funciona e Vagas abertas
Seja bem-vindo ao Jovem Aprendiz, portal relacionado ao programa Jovem Aprendiz no Brasil!
Nosso maior objetivo para com o público que nos acessa, é divulgar vagas em diversas empresas de médio e grande porte ao redor do país que contratam estudantes nas faixas etárias dos 14 aos 24 anos para trabalharem como menor aprendiz ou estagiários.
O site jovemaprendiz.pro.br é responsável por publicar oportunidades e dicas valiosas para quem busca dar o primeiro passo rumo o mercado de trabalho. Por isso, nos acompanhe e saiba como alcançar grandes resultados!
Para acelerar a economia nacional, o programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de qualificar cada vez mais cedo os profissionais para o mercado de trabalho.
O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até 2 (dois) anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).
Como já foi mencionado, o programa Jovem Aprendiz, possui a Lei de Aprendizagem. A mesma determina as regras de contratação do aprendiz.
Além disso, determina que as empresas de médio e grande porte, possuam um porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.
Afinal, o que é ser um Jovem Aprendiz?
Para deixar todas as regras do programa bastante clara para você, nosso leitor, ser um Jovem Aprendiz é algo bastante gratificante, mas por outro lado, exige muita responsabilidade! Ao se candidatar a uma das oportunidades, você estará demonstrando um enorme interesse para:
- Aprender e se qualificar em uma determinada profissão;
- Conhecer, conviver e respeitar pessoas com pensamentos e atitudes diferentes das suas;
- Se dedicar ao máximo para entregar sempre os melhores resultados;
- Despertar o seu lado crítico e ao mesmo tempo criativo, para o desenvolvimento próprio e também da empresa contratante;
- Aceitar e ser grato as críticas positivas e saber lidar com as críticas negativas.
Sabe-se que ser um Aprendiz Legal (termo como a profissão também é conhecida) ou mesmo um funcionário efetivado não é uma tarefa fácil, porém construir diariamente essas ações levará você a obter independência financeira e, acima de tudo, o sucesso profissional!
Como é o trabalho do Jovem Aprendiz?
Como o programa todo é embasado na Lei da Aprendizagem, todos os processos que envolvam a empresa (contratante) ou o estudante (contratado) são mediados pelas cláusulas promovidas anteriormente pelo Governo Federal. Por isso, somente empresas sérias e boas recomendações são conveniadas pelo projeto.
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
Encontrar o primeiro emprego pode ser uma tarefa difícil para os jovens no mercado de trabalho atual. Dados mostram que os jovens são os mais afetados pelas dificuldades do mercado, especialmente quando se trata de conseguir uma oportunidade sem experiência ou formação em determinada área.
Para lidar com esse problema, o Programa Aprendiz Legal foi criado para ajudar a juventude a encontrar empregos. Aprender sobre como se tornar um jovem aprendiz e ficar atento às vagas disponíveis podem ser boas maneiras de conseguir o primeiro emprego.
Regulamentado pela Lei 10.097/2000, o Programa Aprendiz Legal é formalizado através de um contrato de trabalho, com duração de até 2 anos.
À medida que os jovens participam do programa de aprendizagem, eles também têm acesso a cursos de capacitação que complementam sua formação, proporcionando um aprendizado tanto teórico quanto prático.
A carga horária é flexível, variando entre 4 e 6 horas diárias, para não interferir nas atividades escolares, mas em alguns casos é permitido trabalhar até 8 horas por dia.
É necessário que o participante esteja matriculado e frequentando regularmente a escola, a menos que já tenha concluído o ensino. Em geral, o objetivo do programa é beneficiar empresas e dar oportunidade para jovens que nunca trabalharam no mercado de trabalho.
Ao ser pré-selecionado, o estudante passará por algumas fases antes de fechar o seu contrato, entre elas:
- Entrevista em grupo;
- Entrevista individual;
- Entrega de documentos comprovatórios (para questão de cadastro);
- Teste psicológico;
- Exames de saúde.
Ao concluir todas essas fases, o Menor Aprendiz precisará passar por um processo de aprendizagem, conhecido como curso de capacitação. Ao fim dessa fase, os participantes serão escolhidos para trabalharem em diferentes setores, geralmente são:
- Setor Administrativo;
- Setor logístico;
- Atendimento ao cliente.
Quem pode se tornar um Jovem Aprendiz?
Apesar de ser um programa dedicado aos jovens brasileiros, é necessário seguir alguns requisitos básicos para realizar a sua inscrição em uma das oportunidades para trabalhar como um Jovem Aprendiz, por isso é importante que você tome conhecimento de algumas delas.
Confira abaixo os requisitos:
- Possuir idade entre 14 e 24 anos;
- Estar matriculado nos cursos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio (preferencial colégios da rede pública ou privada com o benefício da bolsa-integral);
- Preferência para jovens de baixa renda; (requisito não obrigatório);
- Possuir carga horária disponível de 4 à 6 horas diárias;
- Não ter nenhum registro profissional anterior em sua carteira profissional.
Além disso, alguns diferenciais podem viabilizar a vaga para você! Para isso você precisa estar por dentro das seguintes dos atributos mais procurados pelos recrutadores:
- Conhecimento básico ou intermediário em Informática (Pacote Office);
- Organizar um bom currículo, sem erros gramaticais ou informações falsas;
- Ter boas notas e resultados na escola ou curso que esteja fazendo por fora do programa Jovem Aprendiz.
Algumas empresas preferem contratar jovens aprendizes que esteja entre 23 e 24 anos (idade máxima para contratação), pois, em alguns casos elas acham que os mesmos estejam mais preparados. Por isso, se você tem entre essas idades, deve ficar mais atento às vagas de Jovem Aprendiz.
Quais benefícios são oferecidos ao Jovem Aprendiz ?
O trabalho é a forma mais digna de mudar a sua situação atual e alcançar o sucesso! Pensando nisso, o Governo Federal incentiva a contratação de jovens para empregos de meio período, para não influenciar em nada nos seus estudos.
Com o cenário econômico nacional do jeito que anda, a expectativa da abertura de vagas para Jovem Aprendiz é realmente de se encher os olhos! Pois ao ser selecionado para participar do programa, você poderá obter as seguintes vantagens:
- Vale-Refeição;
- Vale-Transporte;
- Vale-alimentação;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- FGTS;
- Salários concordantes ao mercado de trabalho;
- Assistência médica e odontológica.
Em alguns casos, as empresas ainda afirmam ter uma enorme possibilidade do jovem ser efetivado em um bom cargo após o termino do seu período como Aprendiz.
Mas, acima de todos os benefícios já citados pelo programa Jovem Aprendiz, está a possibilidade dos estudantes obterem diferentes experiências profissionais em médias ou grandes empresa. Algo que fará muita diferença nas suas futuras contratações no mercado de trabalho!
Quanto é o salário do Jovem Aprendiz?
O valor do salário de um Jovem Aprendiz tende a mudar, de acordo com a vaga e a empresa e o salário mínimo vigente durante o ano.
Mas, há uma média estipulada de acordo com as horas trabalhadas durante a semana. O do salário do aprendiz pode ser entre meio e um salário mínimo completo, a depender da empresa!
O que o Jovem Aprendiz NÃO pode fazer?
Quando se trata de menores aprendizes, é importante garantir que sua formação, desenvolvimento físico, psicológico e social não sejam prejudicados pelo trabalho.
O horário e local de trabalho devem permitir a frequência à escola e não afetar o crescimento, convívio familiar e educação do jovem.
A contratação de menores aprendizes é regulamentada por um contrato de trabalho especial, que tem duração máxima de 2 anos. O empregador se compromete a fornecer formação técnico-profissional metódica, adequada ao desenvolvimento do aprendiz.
A jornada diária é de 6 horas e pode chegar a 8 horas, desde que o aprendiz tenha concluído o ensino fundamental. A remuneração é de um salário mínimo. O trabalho noturno entre 22h e 5h é proibido.
Funções que o menor pode exercer
Jovens menores de 14 anos podem realizar várias tarefas, desde que estejam acompanhados por um supervisor de trabalho. Este responsável é encarregado de orientar a prática das atividades do jovem aprendiz, de acordo com o plano de aprendizagem.
As atividades vedadas estão relacionadas na lista TIP. Nela, estão incluídos as atividades relacionadas à agricultura, pecuária e indústria de transformação. Essas tarefas são consideradas perigosas para a saúde e o desenvolvimento dos jovens.
Além disso, o trabalho doméstico também é proibido para menores, devido aos riscos que envolve, tais como esforço físico intenso, isolamento, abuso físico e psicológico, jornadas longas, exposição ao calor, fogo, sobrecarga muscular e posturas anti-ergonômicas.
Como consultar vagas de Jovem Aprendiz?
Se você está perdido e não sabe para onde ir para encontrar uma vaga de jovem aprendiz, fique tranquilo, pois há diversas opções disponíveis. O primeiro passo é buscar canais oficiais para se candidatar.
1. Vagas.com
Uma dica é o site Vagas.com, onde é possível encontrar diversas oportunidades de emprego para jovens aprendizes.
A plataforma é bastante popular, recebendo mais de 900 mil visitas diárias e divulgando cerca de 14 mil vagas por mês.
Com mais de 15 milhões de usuários cadastrados, é possível cadastrar seu currículo e buscar ou receber alertas de vagas de acordo com seu perfil. O Vagas.com é líder no mercado de recrutamento no Brasil.
2. CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que, por meio de diversos programas.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece muitas oportunidades para jovens aprendizes. Para visualizá-las, basta se registrar e fazer login no site. O CIEE proporciona uma formação completa para adolescentes e jovens, preparando-os para entrar no mundo do trabalho.
O envio do currículo é gratuito no site, mas a comunicação inicial e a seleção são feitas pelas empresas contratantes.
3. Mudes
A Fundação Mudes é uma instituição sem fins lucrativos que oferece muitas oportunidades para jovens interessados em se tornar aprendizes. É possível se candidatar gratuitamente a essas vagas através do banco de vagas da instituição.
Além disso, a plataforma também conta com parcerias com outras empresas, oferecendo vantagens e descontos em cursos e outros produtos, como o curso de Inglês Brasas e o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC).
Dica Bônus: Grupos de Facebook e LinkedIn
Uma outra opção é utilizar as redes sociais, especificamente Linkedin o Facebook, para encontrar vagas de jovem aprendiz.
Pesquise por grupos relacionados ao assunto, como “jovem aprendiz”, “vagas de jovem aprendiz” ou “jovem aprendiz + [seu estado de origem]”.
Além disso, esteja atento ao seu perfil no Linkedin. Mantenha-o atualizado e ativo.
Peça para participar do grupo e fique de olho nas oportunidades disponíveis. Ative também as notificações para receber alertas. Lembre-se de seguir as regras do grupo para evitar ser banido.
Mas atenção! Existem golpes em toda parte! Tenha sempre a ajuda de um adulto.
Principais empresas com vagas de jovem aprendiz
As mais diferentes empresas nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, vivem com vagas abertas para Jovem Aprendiz.
A procura dos jovens por vagas de aprendizes, é muito grande. Chega a ser tão grande, que as empresas costumam deixar o processo seletivo aberto por tempo indeterminado.
Essas empresas buscam por jovem para preencher as vagas de:
- Atendente;
- Caixa;
- Atendimento de balcão;
- Assistente administrativo/escritório;
- Entre outros.
Instituições que oferecem vagas de aprendizagem
- Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet)
- Associação Brasileira de Emprego e Estágio (ABRE)
- Instituto Euvaldo Lodi (IEL)
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
- Programa Jovem Cidadão
Como se cadastrar no Jovem Aprendiz?
Para se cadastrar nas vagas de Jovem Aprendiz, basta apenas que você tenha acesso à internet. O procedimento é feito unicamente no site da empresa desejada.
Para que você tenha uma noção de como funciona, utilizamos como exemplo o Jovem Aprendiz da Bob’s. Confira:
- Acesse o site oficial da Bob’s ➟ clicando aqui;
- Clicando neste link, você será automaticamente redirecionado para a página de cadastramento;
- Nesta página, preencha corretamente o formulário com todos os dados solicitados;
- Feito isso, envie seu currículo;
- Agora, basta apenas esperar a empresa entrar em contato com você!
Currículo de Jovem Aprendiz
Ainda não sabe como montar seu currículo de Jovem Aprendiz? Abaixo, reunimos algumas dicas para que seu currículo possa se destacar!
Confira:
Passo 1
O primeiro passo que você deve fazer, é especificar a sua escolaridade;
Passo 2
Preste bastante atenção nos erros de Português, pois as empresas irão notar bastante se o seu currículo possue muitos erros ortográficos;
Passo 3
Insira cursos Complementares. Inglês é um grande diferencial;
Passo 4
Coloque todas as palestras que tenha participado;
Passo 5
Experiências voluntárias são vistas com bons olhos pelos selecionadores das vagas para Jovem Aprendiz!
Dicas para currículo de jovem aprendiz sem experiência
Confira abaixo 5 dicas para fazer o currículo de jovem aprendiz sem experiência:
1. Comece destacando suas habilidades e competências: Enfatize as habilidades e competências que você possui, como habilidades de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de aprendizado rápido, entre outras. Isso pode ajudar a chamar a atenção do recrutador para suas qualidades, mesmo sem experiência.
2. Enfatize sua educação: Inclua informações sobre sua educação, como escola e cursos que você tenha feito. Isso pode mostrar que você é uma pessoa que busca se desenvolver e se atualizar.
3. Adicione informações sobre seus interesses e atividades extracurriculares: Inclua informações sobre seus interesses e atividades extracurriculares, como voluntariado, participação em grupos estudantis, esportes, entre outros. Isso pode mostrar que você é uma pessoa engajada e comprometida.
4. Use palavras-chave relevantes: Faça uso de palavras-chave relevantes para a vaga, como “jovem aprendiz” e “treinamento”. Isso pode aumentar as chances do seu currículo ser encontrado por recrutadores e atrair sua atenção.
5. Seja honesto: Não minta sobre sua experiência ou habilidades. Seja honesto sobre sua falta de experiência e enfatize sua vontade de aprender e crescer na área. Isso pode mostrar sua sinceridade e comprometimento com a vaga.
Cursos profissionalizantes do Jovem Aprendiz
Todo Jovem aprendiz passa por conhecimento práticos e teóricos. Atualmente, o programa tem disponibilizado cursos profissionalizantes, onde o jovem aprendiz se cadastra e cursa gratuitamente.
Como já dito, o curso profissionalizante é totalmente gratuito e deve ser realizado em uma instituição de ensino que seja parceira da empresa na qual o jovem foi contratado.
São disponibilizados diversos cursos profissionalizantes, dos mais diferentes setores, para que assim, o jovem possa estudar de acordo com a profissão que está exercendo na empresa.
Institutos federais e públicos, são os órgãos que mais realizam esse tipo de curso, acompanhados das escolas do Sistema S, que são:
Concurso para Jovem Aprendiz
Algumas empresas fazem disponibilizam concurso para Jovens Aprendizes. Um exemplo dessas empresas, é os Correiros.
Para participar deste concurso, o interessado deve se encaixar nos mesmo requisitos da Lei de Aprendizagem. Além dos Correios, conheça outras empresas que fazem concurso para Jovem Aprendiz:Vagas para jovem aprendiz por estado
Clique no seu estado para conferir principais vagas de emprego abetas por região!- Acre – Rio Branco
- Alagoas – Maceió
- Amapá – Macapá
- Amazonas – Manaus
- Bahia – Salvador
- Ceará – Fortaleza
- Espírito Santo – Vitória
- Goiás – Goiânia
- Maranhão – São Luís
- Mato Grosso – Cuiabá
- Mato Grosso do Sul – Campo Grande
- Minas Gerais – Belo Horizonte
- Pará – Belém
- Paraíba – João Pessoa
- Paraná – Curitiba
- Pernambuco – Recife
- Piauí – Teresina
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte – Natal
- Rio Grande do Sul – Porto Alegre
- Rondônia – Porto Velho
- Roraima – Boa Vista
- Santa Catarina – Florianópolis
- São Paulo
- Sergipe – Aracajú
- Distrito Federal – Brasília
Inscrições Jovem Aprendiz
- Montadora Toyota
- Lojas Centauro
- Lojas Ponto Frio
- Lojas Saraiva
- Montadora Peugot
- Acesse o site oficial do CIEE clicando aqui;
- Escolha o seu estado clicando na imagem que o represente;
- Em seguida escolha o perfil estudante e clique em continuar;
Você também pode procurar por vagas de Jovem Aprendiz, no site Vagas.com. Esse site ajuda muitas pessoas à encontrarem as melhores vagas de emprego, até mesmo nos programas Governo Federal.Está procurando oportunidades no Programa Jovem Aprendiz? Confira os próximos tópicos com as informações das empresas mais desejadas pelos estudantes ao redor do país.
Jovem Aprendiz Correios
- A primeira etapa é a realização da inscrição do candidato no site oficial.
- Depois, vem a comprovação dos requisitos exigidos pela empresa.
- Caso haja aprovação do candidato, ele deverá realizar todos os exames médicos solicitados pelos Correios.
- A última etapa consiste em assinar o contrato de trabalho.
Até o fechamento dessa matéria, não há concurso aberto para recrutamento de novos aprendizes. Acesse o Jovem Aprendiz Correios e fique atualizado!
Jovem Aprendiz Petrobras
Promover a inclusão social é um dos objetivos da Petrobras. Milhares de jovens conseguiram entrar no mercado de trabalho através desse programa.
- Formação básica com duração de 4 meses em uma instituição conveniada. Esse curso aborda temas com discussão relacionadas a identidade, cidadania e conhecimentos sobre a Petrobras.
- Cursos de qualificação profissional no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
- Vivência de 9 meses na Petrobras com acompanhamento de profissionais experientes.
Jovem Aprendiz Banco do Brasil
Jovem Aprendiz HSBC e Bradesco
As vagas de Jovem Aprendiz HSBC e Bradesco são exclusivas para os jovens que nunca trabalharam. Diversas vagas são abertas anualmente para o cargo nas áreas administrativas! Para fazer a sua inscrição e se tornar um Jovem Aprendiz Bradesco é necessário realizar algumas etapas. Confira quais são:- Acesse o site oficial do Bradesco clicando aqui;
- No final da página, clique na aba “Aprendiz”;
- Em seguida, clique na opção “Cadastrar Currículo”;
- Preencha todas as informações que forem solicitadas e confirme a sua inscrição.
Vagas de Aprendizagem Banco do Nordeste
No programa Jovem Aprendiz Banco do Nordeste, estudantes do ensino médio são recrutados para realizarem atividades administrativas, sem precisar largar os estudos!
- Acesse o site oficial do Banco do Nordeste clicando aqui;
- Leia as informações e escolha uma das opções de cadastramento;
- Ao concluir as leituras de orientação no site, insira todos os seus dados para realizar o cadastro e envie por anexo o seu currículo.
Jovem Aprendiz SENAC
O programa Jovem Aprendiz SENAC é um dos programas que mais insere jovens no mercado de trabalho promovendo o conhecimento teórico e prático necessário para o destacar em uma experiência profissional.
- Acesse o site do SENAC do seu estado;
- Procure pela opção “Aprendizagem”;
- Leia as instruções e escolha a área em que você pretende se dedicar e veja se você se encaixa nos requisitos.
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Certificado de matrícula da instituição em que o candidato estuda;
- Comprovante de residência.
Jovem Aprendiz Caixa
O programa se mantém com parcerias com empresas e instituições como a Caixa Econômica, e por isso tem beneficiado milhares de jovens brasileiros. Para fazer sua inscrição para Aprendiz Caixa, é preciso que você entre em contato com algumas das instituições parceiras da Caixa.
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de renda familiar;
- Documento dos pais;
- Dentre outros.
Jovem Aprendiz Americanas
As lojas Americanas também está entre as empresas que disponibilizam vagas para Menor Aprendiz. A lojas Americanas estão presentes por todas as partes do Brasil, e possuem uma grande quantidade de Jovens Aprendizes no seu quadro de funcionários.
- Acesse o site ➟ Clicando aqui;
- Procure pela opção “Trabalhe Conosco”;
- Clique nesta opção, e leia atentamente aos requisitos de inscrição;
- Caso se encaixe, comece o cadastramento do seu currículo.