Inscrições para o vestibular da UFRGS
Inscrições para o vestibular da UFRGS terminam nesta segunda-feira
Boleto pode ser pago até terça-feira, dia 26 de setembro
20/09/2023
Os candidatos interessados em realizar o Concurso Vestibular 2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) têm até a segunda-feira, 25, para a realização da inscrição na seleção, no site da Universidade. São oferecidas 4.023 vagas em 97 opções de curso.
Após, os vestibulandos têm até o dia 26 de setembro para o pagamento do boleto no valor de R$ 180 – dentro do horário de expediente bancário, incluindo o internet banking (o prazo de quitação do documento é de até 48 horas após o pagamento). A inscrição não será homologada pela UFRGS no caso de o pagamento ter sido agendado, mas não efetivado até a data limite.
A segunda via do boleto pode ser consultada no Portal do Candidato.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro, nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. No primeiro dia de exames, serão aplicados os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Já o segundo dia terá as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
Os exames de múltipla escolha compreendem 15 questões de cada disciplina. Candidatos ao curso de Música precisam realizar adicionalmente a prova de Habilitação Específica, agendada para 2 a 6 de outubro, em formato remoto (Consulte as orientações no site do Instituto de Artes).
Candidatos inscritos podem fazer solicitações especiais para os dias de aplicação de provas. A Comissão Permanente de Seleção disponibiliza: a) atendimento especial, para os casos de pessoas com deficiência, uso de medicamentos ou equipamentos e demais casos de atendimento diferenciado; b) candidato sabatista, com solicitação de início de provas postergado no sábado, dia 25 de novembro; e c) nome social, para os casos em que o nome de identificação e de reconhecimento social seja diferente daquele oficialmente registrado. O prazo de solicitação é até dia 25 de novembro, conforme as orientações dos formulários (saiba mais sobre as solicitações).
Ações Afirmativas
No momento de inscrição, o candidato deve optar por uma das modalidades de ingresso, que pode ser Acesso Universal (para a ampla concorrência) ou Ações Afirmativas (reserva de vagas por cotas). As modalidades de reserva de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram ou estão concluindo todo o ensino médio em escola pública. Dentro do grupo de ações afirmativas, há vagas específicas de acordo com critérios de renda, étnico-raciais e de pessoa com deficiência. No edital estão detalhadas as documentações comprobatórias de cada modalidade de ação afirmativa.
a) modalidade L1 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita;
b) modalidade L2 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) modalidade L3 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar;
d) modalidade L4 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
e) modalidade L9 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;
f) modalidade L10 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
g) modalidade L13 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, que seja pessoa com deficiência;
h) modalidade L14 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.
É muito importante que o candidato confira sua modalidade antes de realizar a inscrição, pois a não comprovação leva à perda da vaga. No Portal Ingresso, há um Simulador de Cotas.
Local de prova
O local específico de prova de candidato será divulgado no dia 6 de novembro, no Portal do Candidato. A lotação dos candidatos fora de Porto Alegre será feita por ordem de inscrição, considerando o número de candidatos a serem atendidos em cada município. Além da leitura do edital, os candidatos devem observar o Manual do Candidato.
O listão de aprovados está previsto para 11 de dezembro.
Links importantes
- Site do Vestibular- link de inscrição, edital, manual e formulários
- Portal do Candidato – consulta inscrição e segunda via do boleto
- Portal Ingresso – informações sobre documentação
- Simulador de Cotas – apoio na escolha da modalidade de ingresso
- Informações sobre solicitações de atendimento especial, nome social e candidato sabatista
FONTE: