Mais educação, menos desigualdade

Mais educação, menos desigualdade: CPERS manifesta apoio a manifesto em defesa das ações afirmativas
O CPERS, por meio do Departamento de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, expressa seu total e irrestrito apoio ao Edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fiocruz, que contempla 130 cursinhos populares em todo o país. A iniciativa representa um passo essencial na promoção da equidade, ao enfrentar desigualdades estruturais de ordem econômica, racial e de gênero por meio do acesso à educação.
Também endossamos o manifesto assinado por 234 organizações, entidades e coletivos do movimento negro, indígena e popular, que se unem em defesa das ações afirmativas – uma das mais consistentes estratégias de justiça social e reparação histórica construídas no Brasil.
>> Leia, aqui, o manifesto completo.
Repudiamos com veemência os ataques irresponsáveis dirigidos às ações afirmativas, justamente no campo mais estratégico para o enfrentamento das desigualdades e para a promoção da cidadania: a educação. Essa política tem sido essencial para o acesso de estudantes negros, indígenas, quilombolas e de origem popular ao ensino superior, ampliando oportunidades, reduzindo desigualdades e transformando vidas.
Saudamos a resposta firme e organizada de cursinhos populares, comunidades quilombolas, povos de matriz africana, intelectuais, clubes negros e tantas outras forças comprometidas com a justiça racial e social. Esta mobilização expressa, de forma inequívoca, que não aceitaremos retrocessos, seja pela mão do racismo declarado ou pelo fogo amigo disfarçado de neutralidade.
Reafirmamos nosso compromisso histórico com a educação pública, inclusiva e antirracista, e nos somamos ao chamado de ampliação da divulgação deste manifesto junto à sociedade, parlamentares e órgãos de imprensa. O momento exige coragem e unidade.
Nenhum passo atrás! Educação é direito, reparação é justiça!
FONTE: