Matrículas SISU 2024
Matrículas SISU 2024: Documentos, Regras e Prazos
Quais são as regras do SISU 2024?
Em primeiro lugar, o SISU, o Sistema de Seleção Unificada, é uma iniciativa do governo voltada ajudar estudantes brasileiros a ingressarem no Ensino Superior.
A sua maior particularidade, decorre da sua oferta de vagas apenas para instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Entretanto, como todo programa do governo, o SISU também tem suas regras e vamos destacar as principais a seguir.
Inscrições: todos os anos, o SISU abre inscrições duas vezes para o primeiro e segundo semestre.
Assim, o edital tem a função de informar os estudantes sobre a data para a realização de cada etapa. Além disso, as inscrições são feitas online e são totalmente gratuitas.
Quem pode participar: também há uma regra referente aos participantes, que por sua vez, precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente.
Além disso, os estudantes não podem tirar zero na redação. Vale destacar que não tem uma nota mínima para se inscrever.
Nota de corte: a nota de corte é a menor nota necessária para ficar entre os possíveis selecionados. Ela varia de acordo com a modalidade de concorrência, cursos, instituição, vagas disponíveis e quantidade de inscritos. Todos os dias o sistema atualiza a nota, então, não deixe de acompanhá-la durante as inscrições.
Modalidades de concorrência: como você quer concorrer à sua vaga? Esta regra dita os diferentes modos para se inscrever, entre eles: ampla concorrência e ações afirmativas (cotas). As cotas se aplicam a estudantes que pretos, pardos, indígenas, alunos de escola pública, e pessoas com deficiência.
Chamadas e matrícula: após as inscrições, o SISU realiza as chamadas que preencherão às vagas de acordo com a nota de cada participante. Após ver o seu nome na primeira chamada, vem a primeira etapa que não é online, pois, você precisa ir à instituição de ensino realizar sua matrícula.
Lista de espera: quem não foi selecionado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera. Quer entender mais? Nós explicamos tudo nesse artigo.
Quais os documentos das matrículas SISU 2024?
De mesmo modo, é muito importante que as pessoas interessadas em participar do SISU deixem seus documentos separados. Vale destacar que eles podem variar de acordo com cada participante.
- Documento de identificação: esses são os primeiros documentos cobrados. Assim, você precisará normalmente do RG (Registro Geral) ou CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Comprovante de residência: há alguns casos em que o aluno precisa apresentar algum comprovante de residência. Então, você pode escolher um documento como conta de luz, internet, telefone, entre outros;
- Certificado de conclusão do ensino médio: no ato da matrícula esse é um documento indispensável. Afinal, é este é um dos requisitos para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Você pode usar o seu histórico escolar ou diploma.
Isso não é tudo, mas são os principais documentos. Alunos cotistas precisam apresentar outros documentos, como um formulário de autodeclaração étnico-racial ou laudo médico.
Entretanto, é indispensável conferir o edital oficial antes de se inscrever no processo seletivo.
Cronograma de matrículas SISU 2024
Não quer perder nenhuma etapa importante do SISU 2024? Então, você não pode deixar de conferir o calendário completo. Ele está disponível no edital oficial com os respectivos detalhes de cada etapa.
Por fim, confira os prazos e suas respectivas etapas:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
- Resultado: 30 de janeiro de 2024;
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
Enfim, ressaltamos que esta edição do SISU terá um processo seletivo diferente, onde os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas terão início no primeiro ou segundo semestre de 2024!
SISU Segundo Semestre 2024: Inscrições, Datas, e Resultados
O que é o SISU Segundo Semestre 2024?
Muitos participantes, principalmente os que participam pela primeira vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU) se esquecem desse detalhe. No entanto, o SISU ocorre duas vezes por ano, normalmente no início dos dois semestres do ano.
O processo, no entanto, segue as mesmas diretrizes que o do primeiro semestre. Entretanto, esta é uma ótima oportunidade para quem não conseguiu ingressar na primeira edição do ano.
Portanto, é essencial se atentar a alguns pontos, como a nota de corte e as datas desta etapa. Felizmente, falaremos exatamente sobre isso a seguir.
Inscrições e datas do SISU 2024
Para se inscrever no SISU Segundo Semestre 2024 não existe muito segredo, tudo é feito online, e em alguns minutos. Então, o primeiro passo para se inscrever é acessar a Página do SISU, no portal do MEC.
No entanto, ressaltamos que esta edição do SISU terá um processo seletivo diferente, onde os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas terão início no primeiro ou segundo semestre de 2024!
Ou seja, este ano, não haverá SISU segundo semestre 2024. Assim, confira o cronograma com as datas completas abaixo:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
- Resultado: 30 de janeiro de 2024;
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
Vagas e resultados
Como você pôde perceber pelo cronograma, esta segunda edição do SISU é mais curta. Então, é muito importante não perder nenhum dia desse processo seletivo.
O número de vagas costuma ser menor do que o ofertado no primeiro semestre, e a distribuição é feita a partir da nota de corte. Não há um número exato de vagas ofertadas, então, os alunos precisam conferir em cada instituição.
Vale destacar que o SISU oferta vaga para instituições de ensino superior em todo o Brasil. O resultado, aliás, também fica disponível através da página do SISU, e como apontamos acima, os alunos podem verificar o resultado no sistema a partir do dia 6 de julho.
O que fazer se não for aprovado no SISU?
Hoje os estudantes brasileiros contam com três programas mais famosos para financiamento de estudo em instituições de ensino superior.
Assim, além do SISU, hoje é possível contar com o ProUni (Programa Universidade para Todos), e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Ambos os programas oferecem basicamente duas modalidades de bolsa de estudos. As bolsas integrais cobrem 100% do curso, enquanto as parciais financiam 50%.
Um caso interessante de se destacar é que os alunos também podem combinar as bolsas parciais de ambos os programas para financiar 100% do seu estudo.
Você também encontra todas as informações sobre este programa no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em caso de dúvidas, é possível conferir os detalhes em cada página e até mesmo nos editais, que podem ser acessados facilmente.
FONTE:
https://neteducacao.com.br/sisu-segundo-semestre-2024/