Melhora no ensino de matemática

Melhora no ensino de matemática

Melhora no ensino de matemática requer formação de professor

Estudo mostra que docentes precisam de maior ‘conhecimento pedagógico do conteúdo’ para torná-lo mais acessível para os alunos

 

Mesmo com investimentos crescentes no ensino público, os estudantes brasileiros não têm alcançado melhorias significativas no aprendizado de matemática, segundo as avaliações internacionais de educação. Uma das causas é a ausência do chamado “conhecimento pedagógico do conteúdo”, que é a capacidade do professor tornar o saber matemático acessível e eficaz para os alunos. Além de dominar o conteúdo, é preciso saber como ensiná-lo. É o que revela o estudo “Conhecimento pedagógico do conteúdo em matemática: recomendações para políticas públicas docentes”, produzido pelo Instituto Península e pelo Movimento Profissão Docente.

A pesquisa sugere como ponto de partida a reformulação dos cursos de licenciatura com base em ações que valorizem o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das práticas docentes. O foco é garantir que os profissionais adquiram conhecimentos sobre como ensinar os conteúdos essenciais da educação básica de forma eficaz e conectada à realidade dos alunos.

O modelo de graduação predominante no país é o de cursos de licenciatura abrigados em departamentos ou faculdades isoladas. O estudo aponta que essa estrutura dificulta a articulação dos conhecimentos entre a matemática e a pedagogia, o que compromete o desenvolvimento das competências necessárias para o ensino de forma eficaz.

Leia na íntegra: Valor

FONTE:

https://www.apufsc.org.br/2025/07/09/melhora-no-ensino-de-matematica-requer-formacao-de-professor/




ONLINE
47