Misto de Psicose com Transtornos

Misto de Psicose com Transtornos

Bolsominions = Misto de Psicose com Transtornos de Personalidade Antissocial e Narcisista

Não tente argumentar com bolsominions, eles funcionam de modo alterado. Carregam internamente um ressentimento descomunal. Sentem-se diminuídos diante dos que têm mais conhecimentos, sensibilidade, compreensão dos fatos da vida, do mundo e das artes. Sentem inveja e raiva de conquistas e méritos alheios.

''Um dos sintomas mais importantes da psicopatologia, quando se estuda as psicoses, é o delírio.

Delírio é uma certeza subjetiva de algo, não encadeada no fluxo normal de pensamentos, irrefutável e de conteúdo improvável. Embora apresente conteúdo bizarro, pode, eventualmente, ser plausível. Um delírio é, dessa forma, uma crença inabalávelível, irredutível e irrefutável à lógica e à razão; uma crença em uma falsa concepção da realidade. Diferencia-se do erro por seu caráter sistemático e inatacável pelo argumento dos demais e por outras experiências vividas pelo sujeito. É uma ideia fixa que ocupa e domina o campo da consciência, como se fora um ‘tumor psíquico’ que surge na existência objetiva do sujeito.

O individuo delirante percebe o mundo de maneira anormal e alterada (tanto o mundo externo - realidade física e social; quanto o mundo interno - psíquico), o que torna difícil, às vezes até impossível, a comunicação com aqueles que o cercam. Deriva da ‘ruptura’ do EU (perda do juízo de realidade).

Grosso modo, quando se diz que alguém 'está delirando', geralmente se refere àquela pessoa que está falando coisas sem sentido ou absurdas.

O delírio é um pouco isso mesmo; mas é mais do que isso. O delírio define a psicose porque é a interpretação que o psicótico faz sobre o seu entorno. No entanto, essa interpretação não condiz em nada com a realidade do mundo em que vive. Ou seja, o delirante fala, de fato, coisas absurdas ou 'loucas', acha que o mundo o persegue ou acha que uma pessoa específica é a causa de todos os problemas do mundo.

Quem já conviveu com um pessoa psicótica sabe que não adianta argumentar e contrariar o que ela está dizendo. Uma das características fundamentais do delírio é que ele não se reduz à argumentação lógica. O pensamento delirante é forte, é definitivo, é irremovível. E é assim porque o delirante construiu o seu mundo dentro dessa realidade paralela. Esse é o seu mundo, os outros é que estão interpretando tudo errado.

Assim, em psiquiatria se aprende que não adianta tentar 'tirar' dos psicóticos aquelas 'ideias malucas'. Aquele é o mundo dele! Ele não pode abrir mão daquelas ideias sob pena de não saber mais explicar o seu mundo, nada mais fazer sentido na sua realidade.

O pensamento da extrema direita bolsonarista é em tudo semelhante ao pensamento delirante. Através do discurso do seu chefe, hoje presidiário, foi sendo construído, desde 2018, uma realidade paralela em que o grande perseguidor é Lula, o PT e os 'comunistas'. Essas ideias são tão arraigadas e fortemente compartilhadas que são - tal qual o delírio - irremovíveis. Não adianta argumentar, não adianta mostrar a falta de lógica do pensamento deles. Não há diálogo possível com delirantes.

Se o pensamento delirante de um indivíduo é forte, imagine se, hipoteticamente, ele encontra eco e aceitação em um grupo. Isso não acontece bem com psicóticos, já que cada um tem seu mundo próprio. O grupo passa a se retro-alimentar do delírio, um do outro, e se cria todo um sistema delirante.

É isso que se vive com bolsominions que insistem em negar a cagada que fizeram.

Por isso, para sua própria saúde mental, não tente argumentar com um bolsominion. Não vai adiantar absolutamente nada.''

- Baseado em Vera Lúcia do Amaral (psiquiatra, professora universitária)

FONTE:

https://www.facebook.com/marcos.malfatti.9?locale=pt_BR 




ONLINE
21