Mostra Pedagógica do CPERS

Em dia intenso, mais de 70 projetos são apresentados em três edições regionais da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS
A integração entre campo e cidade, a sustentabilidade e a inclusão deram os tons que coloriram a etapa regional de Caxias do Sul (1º Núcleo), que contou com a apresentação de 36 projetos. Alunas(os) e educadoras(es), do campo e da cidade, foram responsáveis por promover uma Mostra efervescente e carregada de consciência social.
O 2° vice-presidente do CPERS e coordenador da Comissão de Educação, Edson Garcia, exaltou a conquista coletiva que é a realização dessa iniciativa. Para ele, “participar da Mostra Pedagógica do CPERS é uma aula, uma aula de como valorizar e respeitar a educação pública estadual. O que a gente vê é um trabalho sendo feito coletivamente, de forma construtiva, envolvendo alunos e alunas de todos os níveis, de diversas comunidades escolares, fazendo com que aquela integração e aquele senso de construção coletiva que a gente tanto sonha na educação se apresente na prática.”
Nos projetos, a preocupação com o futuro e a proteção de populações vulneráveis. A estudante Glória Vitória Finger Braz, da EEEF Abramo Eberle, responsável pelo Projeto de Ensino em Língua Portuguesa “Maria da Penha nas Escolas”, reforçou a urgência de conversar sobre a violência contra as mulheres. “Eu acho muito importante a gente trazer isso à tona para as pessoas terem consciência e a gente tentar evitar ao máximo que isso aconteça novamente”, reforçou Glória, salientando o poder preventivo que esse debate pode trazer.
No 1° Núcleo, a comissão que avaliou os projetos foi composta por Cleonice Bremm, Maxwel Abreu, Julieta Pereira Prestes, Antônio Staut, Stela Maris Paim Lemos Costa, Aira Gerlach, Ana Paula Santos, Eliana Rogeria M. Martins, Thaís Leite, Simone Rech Pereira, Cristiano Cardoso, Fernando Lopes e Clever Eloir Santos.
Representando o Núcleo, esteve presente o diretor-geral, David Orsi Carnaziella; a vice-diretora, Solange da Silva Carvalho; a secretária, Ana Luisa Oliveira Ocana Ennes; o tesoureiro, Higor Edmundo da Silva Campos e a diretora, Laurinha Schmitt de Oliveira. Também esteve presente na atividade a diretora estadual do CPERS, Juçara Borges.
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual :
> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Reciclar para Brincar, Brincar para Preservar!
Escola: EEEM Olga Maria Kayser
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Projeto de Ensino em Língua Portuguesa para a Semana “Maria da Penha nas Escolas”
Escola: EEEF Abramo Aberle
> Ensino Médio:
Projeto: Janelas para o Mundo: um projeto de integração
Escola: EEEM Professora Ivonne Lucia Triches dos Reis
Projeto: Mente Serena
Escola: EET Caxias do Sul
Projeto: Alimentos Industrializados em Indivíduos com Diabete Tipo 2
Escola: EET Caxias do Sul
Projeto: Gamificação na Educação Ambiental: aplicativo lúdico para alunos do ensino fundamental
Escola: EET Caxias do Sul
> Educação de Jovens e Adultos (EJA):
Projeto: Bullying e Cyberbullying Dentro e Fora da Escola
Escola: EEEM Santa Catarina
Alegrete traz a sustentabilidade para o campo
O 19º Núcleo do CPERS (Alegrete) deu continuidade aos projetos engajados e comprometidos com o futuro do nosso planeta com a apresentação de 25 iniciativas, na EEEB Dr. Lauro Dorneles.
A diretora da Comissão de Educação do Sindicato, Andréa da Rosa, exaltou essa abertura que a Mostra oferece, “nós não tínhamos um espaço de visibilidade para tudo que a nossa escola pública produzia. A gente via no CPERS que, além da luta por salário digno, nós precisávamos mostrar para a sociedade que a escola pública é linda, que a escola pública é potente, que a escola pública produz muito. Os nossos estudantes são maravilhosos.”
Em Alegrete, a preocupação das(os) alunas(os) com o bem-estar do nosso planeta foi de causar inveja para qualquer ambientalista veterano. Estudante responsável pelo projeto “Fermentação Criativa: Transformando Resíduos em Recurso”, Eliezer Vasconcelos Vargas, aluno da EEEM Tancredo de Almeida Neves, trouxe a preocupação com os resíduos sólidos para o centro da conversa. Segundo ele, o país produz 80 bilhões de toneladas de lixo orgânico todos os anos, e uma das soluções para este grande problema pode ser a compostagem. Bernardo Lopes Gomes, também responsável pelo projeto, sugere que o resultado dessa compostagem pode ser utilizado nas lavouras, substituindo o uso de produtos químicos, alinhando o projeto com a visão ecológica de mundo que vem sendo apresentada em diversas regiões do estado.
O estudante da EEEF Santa Inês, Vitor Ian da Silva, do projeto “Meu Lugar”, falou sobre a proximidade entre estudantes de áreas urbanas e de áreas rurais. “Eu gosto muito do campo, porque tem gente que é da cidade e fala mal de quem é do campo, mas a gente é igual da cidade”, afirmou Vitor.
Em Alegrete, a comissão que avaliou os projetos foi composta por Amanda Meincke Melo, Dilza Gládis Paim da Silva e Jorge Sitó, na parte da manhã e no turno da tarde por Mariana Vargas Ferreira, Auristela Fernandes e Ecilda Paines.
Por parte da direção do Núcleo, estiveram presentes o diretor-geral, Vanderlei Silveira de Paula; as(os) diretores, Tânia Dias, Danilo Gomes, Irena Beulk e Flávio Rosa; e as representantes de aposentadas(os), Rosane Grisa, Albina Loiola e Maria Nely.
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual:
> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Projeto de Inclusão e Sociabilização dos Alunos PCD e Letramento nas Séries Iniciais
Escola: EEEF Laerte Jobim
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Meu Lugar: Mostra Fotográfica
Escola: EEEF Santa Inês
Projeto: Entre linhas: a magia das crônicas
Escola: EEEF Salgado Filho
> Ensino Médio:
Projeto: Plantando Esperança: o papel da tecnologia climática na preservação do nosso futuro
Escola: EEEM Tancredo de Almeida Neves
> Educação de Jovens e Adultos (EJA):
Projeto: Mulheres Extraordinárias
Escola: EEEB Dr. Lauro Dornelles
> Ensino Técnico/Profissional:
Projeto: Curta Metragem
Escola: EEEB Dr. Lauro Dornelles
Projeto: Professor Transformador
Escola: IEE Oswaldo Aranha
Três Passos se coloca na vanguarda da ecologia e da inclusão
Na região do 27° Núcleo (Três Passos), parece haver algo que desperta a comunidade para a consciência social e ambiental. Isso porque muitos, dos 20 projetos apresentados no IEE Érico Veríssimo, colocam na pauta a necessidade da inclusão social e dos cuidados com o meio ambiente.
A diretora da Comissão de Educação do CPERS, Sandra Silveira, destacou o caráter de cooperação, sem vencedores ou perdedores, que deve ser preservado na Mostra. “O CPERS quer sempre apresentar aquilo que é construído lá no chão da escola e dar a devida valorização do que educadores e equipes constroem de bom dentro da escola pública no Rio Grande do Sul. E nós temos muito que mostrar, muito. Haja vista aqui os trabalhos maravilhosos, sintam-se, desde já, todos vencedores.”
Acompanhada pelo também diretor do CPERS, Amauri da Rosa, o cenário encontrado pela diretora da Comissão de Educação nesta etapa da Mostra foi de trabalhos com uma importância significativa para a sociedade.
O projeto “Sinais que Unem: o vídeo que transforma o aprendizado em inclusão”, de estudantes e educadores(as) da IEE Érico Veríssimo, busca apresentar para a população, através de vídeos, o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo a estudante Leticia Gabriela Haas Pilger, uma das responsáveis pelo projeto,“a Libras é uma língua muito rica e que todos nós temos que ter conhecimento, porque a qualquer momento podemos nos encontrar com uma pessoa surda e que precise da nossa ajuda.” Além de ser uma ferramenta para ajudar o próximo, Leticia salientou a riqueza da Libras e da potencialidade que a inclusão dessa linguagem pode ter na nossa sociedade.
Como comissão avaliadora, participaram Simone Flores de Mello, Carine Isabel Both Pinto, Marciane Lissarassa, Fernanda Weber, Eliane Cadoná,Divanilde Guerra, Rubia Larsen e Carla Bruxer.
Por parte do 27° Núcleo, estiveram presentes a diretora-geral, Sirlei Maria Voos; a vice-diretor, Marilei Morgenstern; a secretária, Janete Mantelli Reis; a tesoureira, Zilda Farias de Oliveira; e as diretoras, Marines de Moura Rosa e Aline Rosa La Roque.
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual:
> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Reduzir, Reciclar e Reutilizar
Escola: EEEB Padre Gonzales
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Neurociência – Os Mistérios do Cérebro
Escola: IEE Érico Veríssimo
Projeto: Horta com Irrigação Sustentável
Escola: EEEM Americo dos Santos
> Ensino Médio:
Projeto: Banda Unidos Pelo Som: transformando vidas através da música
Escola: IEE Érico Veríssimo
Projeto: Caminho Sensorial: integrando natureza, saúde e sentimentos
Escola: EEEM João Leopoldo Vogt
> Ensino Técnico/Profissional:
Projeto: Sinais que Unem: o vídeo que transforma o aprendizado em inclusão
Escola: IEE Érico Veríssimo
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
>> Confira mais fotos das etapas regionais desta quarta (8) no link da fonte:
FONTE: