Municípios com dificuldades de aprendizagem
TCE lança programa para socorrer municípios com dificuldades de aprendizagem nas escolas
06/7/2023 - ROSANE DE OLIVEIRA
São 21 cidades que receberão mentoria por seis meses com atividades presenciais, mas os demais podem acompanhar pela internet.
A preocupação com os baixos índices de aprendizagem nas escolas públicas levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) a lançar um programa de socorro aos municípios. Batizado de Educa Mais RS, o programa será lançado na próxima terça-feira (11), em evento que começa às 9h e só termina às 18h. Ao longo do dia, especialistas em educação vão compartilhar conhecimentos e experiências. No dia seguinte (12), inicia o programa de mentoria para impulsionar os indicadores de ensino nas escolas.
Com base em análises técnicas, o TCE-RS convidou 21 municípios gaúchos que possuem maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos. Por meio do programa Educa Mais, eles receberão mentoria de gestão educacional durante seis meses, com a participação de especialistas e técnicos do tribunal para discutir práticas e alternativas de medidas baseadas em evidências. Também será uma oportunidade de compartilhar boas experiências com os participantes.
Entre os especialistas estão Cláudia Costin, Mariza Abreu e a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. Haverá, ainda, assinatura de termo de cooperação com a Universidade de São Paulo que irá ministrar cursos para diretores de escola.
Podem participar do evento de lançamento, no dia 11, secretários municipais de educação, gestores e servidores das secretarias municipais de Educação.
Os indicadores educacionais brasileiros têm apontado, há muitos anos, graves limitações na educação pública. A situação, que já demandava uma atenção especial, ganhou contornos de emergência no último período. Estudos recentes, pós pandemia, demonstram que há um retrocesso no nível de aprendizado dos alunos da rede pública de educação.
Todos os municípios estão convidados para as atividades de abertura do Programa, na terça-feira (11), mediante inscrição (neste link), especialmente prefeitos/as, secretários/as de educação, servidores/as da área de Educação e integrantes do controle interno.
Os demais municípios que não foram selecionados para a mentoria, podem participar do Educa + RS. A diferença é que a mentoria será oferecida com atividades presenciais para os 21 municípios selecionados e com o compromisso de desenvolvimento de um plano de ação em cada um deles, mas todos os demais interessados poderão acompanhar os eventos de capacitação à distância, por transmissão online através da plataforma do TCE.
Confira a programação do dia do lançamento:
MANHÃ
Raquel Teixeira – Desigualdade educacional: a mãe de todas as outras
Cláudia Costin – Os desafios atuais da Educação Básica no Brasil e o papel dos gestores.
TARDE
Maria Helena Guimarães Castro – Desafios da gestão escolar
Ernesto Faria – Como está a qualidade da educação brasileira e gaúcha em perspectiva internacional
Katia Smole – Recomposição das aprendizagens: relevância e formas de fazer
Mariza Abreu – Gestão educacional com foco na aprendizagem.
FONTE:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2023/07/tce-lanca-programa-para-socorrer-municipios-com-dificuldades-de-aprendizagem-nas-escolas-cljrk0foo00a7015ll50d87v9.html