Nota técnica sobre educação alimentar
FNDE publica nota técnica sobre educação alimentar e nutricional no PNAE
Publicação traz recomendações para os atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Para incentivar a educação alimentar e nutricional nas escolas públicas do país, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) publicou nesta quinta-feira, dia 26, uma nota técnica que traz recomendações para os diversos atores envolvidos com a execução do programa. Intitulada “Educação Alimentar e Nutricional no PNAE: atores sociais e possibilidades de atuação”, a nota técnica está disponível no portal eletrônico do FNDE.
A publicação apresenta como os gestores, professores, coordenadores pedagógicos, merendeiras, nutricionistas, agricultores familiares, membros dos Conselhos de Alimentação Escolar, pais ou responsáveis pelos alunos podem participar ativamente das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), além de reconhecer a importância de cada um na execução do PNAE.
Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial e a formação de hábitos alimentares saudáveis nos estudantes, por meio do fornecimento de alimentação adequada e saudável durante o período letivo.
Para alcançar esse intuito, o PNAE instituiu a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem como uma de suas diretrizes. Afinal, a escola é um aliado importante para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional dos escolares, sendo um ambiente estratégico para a concretização de iniciativas que promovam a educação alimentar e nutricional.
Fonte: FNDE
FNDE realiza encontro técnico para nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Evento on-line apresentou as novidades, atualizações e informações técnicas e práticas sobre a execução do PNAE. Vídeo está disponível no canal do FNDE no Youtube
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou na quinta-feira, 26 de maio, de modo on-line, o Encontro Técnico Nacional de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), voltado para profissionais que atuam em creches.
O objetivo do evento virtual foi apresentar as novidades, atualizações e informações técnicas e práticas sobre a execução das ações de alimentação e nutrição para aprimorar a execução do PNAE, com foco em dois temas: alimentação escolar para estudantes com até 3 anos de idade (aspectos nutricionais e educação alimentar e nutricional) e as conquistas e os desafios alcançados na creche a partir da publicação da Resolução CD/FNDE nº 6/2020.
Na abertura do encontro, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, disse que o evento é muito importante, pois é um momento para tirar dúvidas sobre os processos do PNAE, bem como para entender melhor sobre a operacionalização das políticas de alimentação escolar. “O PNAE tem um papel muito importante para o alcance de uma melhor qualidade de vida das crianças presentes nas creches de todo o país”, ressaltou.
A coordenadora-geral substituta do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Edenilza Carvalho, lembrou que a Resolução nº 6/2020 visa à promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. “Uma alimentação saudável para os estudantes de creches é um aspecto fundamental para a promoção da saúde no ambiente escolar”, comentou.
Já estão disponíveis, no canal do FNDE no Youtube, os vídeos do Encontro Técnico Nacional de Nutricionistas do PNAE. Acesse aqui o vídeo do turno matutino e aqui o do turno vespertino.
Fonte: FNDE