Novo concurso terá prova prática
Novo concurso para professores do Estado terá etapa com prova prática, afirma secretária
Processo seletivo deve ocorrer no segundo semestre deste ano e chamamento no início de 2025
31/01/2024
Processo selecionará 3 mil servidores. Jefferson Botega / Agencia RBS
Os professores aprovados em novo concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) devem ser chamados no começo de 2025, após realização do processo seletivo no segundo semestre deste ano. A informação foi dada pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
O concurso vai selecionar 3 mil servidores para a área. Além da prova objetiva, a secretária confirmou que o processo terá uma parte prática para testar a capacidade dos professores em sala de aula.
— O professor vai dar uma aula. A gente está discutindo como vai ser. É para ver a capacidade do professor, a desenvoltura na sala de aula. Então, usaremos nesse concurso, a aula prática — explicou a secretária.
A secretária informou que os 1,3 mil novos professores concursados do ano passado já foram designados para suas respectivas escolas. Ela garantiu, também, que está em processo de licitação a contratação de merendeiras e trabalhadores de limpeza terceirizados para as instituições.
Além disso, segundo Raquel, o governador Eduardo Leite deve anunciar na semana que vem uma reformulação no programa de bolsas de estudos Todo Jovem na Escola. Atualmente, a ação destina R$ 150 mensais aos alunos da rede estadual creditados no cartão cidadão da família.
Mais escolas em tempo integral
Outra pauta destacada na entrevista foi em relação às escolas de Ensino Médio em tempo integral no Rio Grande do Sul. A secretária informou que, neste ano, serão 205 escolas estaduais com essa modalidade, o que equivale a 18% de toda a rede.
São 94 escolas a mais do que no ano passado, quando eram 111 em tempo integral, e 187 a mais do que em 2022, quando eram somente 18, segundo dados da Seduc.
FONTE:
Piratini anuncia novo concurso público com 3 mil vagas para o magistério
Ainda não há detalhes sobre quando sairá o edital
10/01/2024 Paulo Rocha
O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou nesta quarta-feira (10) um novo concurso público para a rede estadual de educação em 2024. Serão 3 mil vagas destinadas aos professores. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o governador retomou o exercício do cargo, após férias e participação nos atos referentes ao 8 de janeiro em Brasília.
Ainda não há detalhes sobre quando sairá o edital. Outras questões também estão indefinidas. Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o concurso deve ocorrer no segundo semestre. Ainda no ano passado, Eduardo Leite projetava o certame na primeira metade de 2024.
No dia 26 de dezembro de 2023, o governo do Estado anunciou a nomeação de 1.542 servidores aprovados no último concurso público destinado a professores da rede estadual.
Projetos para a educação
Na cerimônia que marcou o retorno ao exercício do cargo, o governador também sancionou os quatro projetos que alteram a legislação educacional do Estado. São eles o Marco Legal da Educação Gaúcha, que reforça a municipalização do Ensino Fundamental no Estado, a mudança na composição do Conselho Estadual de Educação (CEEd), a inclusão de um processo seletivo para diretores de escola e a criação da Política Estadual de Educação Profissional e Técnica.