Novo Ideb está em discussão

Novo Ideb está em discussão

Novo Ideb está em discussão e, caso avance, novidades devem vir em 2027, diz presidente do Inep

Para próxima edição, índice não terá mudanças; em entrevista à revista Educação, Manuel Palacios também confirma que Enem voltará a certificar conclusão do ensino médio a partir de 2025

Autor - Juliana Fontoura

Publicado em 14/03/2025

   

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estuda a possibilidade de um novo Ideb — principal indicador de qualidade da educação básica brasileira. Em entrevista à Educação, o presidente da autarquia, Manuel Palacios, afirma que dois grupos de estudo trabalham no tema.  

Embora não haja uma data certa para divulgação da proposta de mudanças, caso o processo avance, novidades devem vir apenas no Ideb de 2027, segundo Palacios. Para a próxima edição (Ideb 2025), o formato atual será mantido.

A principal discussão para um possível novo Ideb, como explica o presidente do Inep, é a definição e incorporação, no cálculo da nota, de padrões desejados de desempenho. “O Ideb, no seu formato atual, trabalha com uma nota padronizada que não traz no seu cálculo o critério do que é considerado adequado, ele cria apenas condições comparativas. É claro, o Ideb tem uma referência do que é adequado, mas não o cálculo da nota. Então, a gente está com essa discussão em cena”, afirma.

Criado em 2007, o Ideb varia de zero a 10 e, atualmente, considera em seu cálculo a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em português e matemática nas provas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas a cada dois anos.

Enem como certificação de conclusão do ensino médio

Em novembro do ano passado, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a recomendação de que, a partir de 2025, o Enem voltasse a certificar a conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos — algo que deixou de vigorar em 2016. Palacios confirmou a medida, que passará a valer neste ano.

A certificação, porém, ainda poderá ser realizada no modelo atual, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Confira a entrevista realizada pela repórter Juliana Fontoura durante evento promovido pelo movimento Todos pela Educação em 13 de março, em São Paulo, SP.

 

novo Ideb

Manuel Palacios, presidente do Inep (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

 

No Congresso da Jeduca do ano passado, o senhor chegou a falar sobre um novo Ideb, a ser proposto neste ano. Existe alguma previsão? Quais mudanças podem ser esperadas?

Temos dois grupos de estudos que estão trabalhando com a proposta de um novo Ideb. O tema ainda vai ser objeto de discussão no MEC. Mas, para o ano que vem, vamos trabalhar com o Ideb da forma como ele sempre foi calculado.

Há uma perspectiva de introdução de novidades, se o processo chegar a bom termo, em 2027. O Ideb de 2027, calculado a partir do Saeb de 2027. As eventuais mudanças ainda estão em discussão.

Estamos definindo qual é o padrão de desempenho desejado para o ensino fundamental e, na sequência, vamos discutir os padrões de desempenho do ensino médio. Significa dizer qual é o resultado que é considerado um bom resultado dos estudantes que concluem cada uma dessas etapas.

Então, a discussão sobre o Ideb, a grande pergunta é: como fazer para que a nota das avaliações que entram no cálculo do Ideb levem em consideração esses critérios associados à noção do que é um bom resultado para um estudante, qual é a aprendizagem adequada de um estudante ao final da etapa que está sendo avaliada — os anos iniciais do ensino fundamental, os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. 

Então, isso ainda está em discussão e ainda não se sabe quando vem a proposta?

Não. A gente ainda está em discussão. O grande tema da discussão é esse. O Ideb, no seu formato atual, trabalha com uma nota padronizada que não traz no seu cálculo o critério do que é considerado adequado, ele cria apenas condições comparativas. É claro, o Ideb tem uma referência do que é adequado, mas não o cálculo da nota.

Então, estamos com essa discussão em cena. Mas não tem uma definição ainda de quando isso vai estar concluído. A única coisa certa é que, para o resultado do ano que vem, vamos ter o Ideb da forma como ele sempre foi calculado.

Ano passado, o ministro Camilo Santana falou sobre o Enem voltar a gerar certificado de conclusão do ensino médio. Isso vai acontecer?

Sim, isso já foi anunciado pelo ministro e deve voltar a certificar. Nós vamos continuar fazendo o Encceja, vai ter Encceja no final do ano, mas haverá também mais uma possibilidade de certificação. Aquele jovem que quiser fazer o Enem para fins de ingresso na educação superior pode também contar com o Enem como um exame que o certificará para a conclusão do ensino médio. 

A partir deste ano?

Sim.

——

Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

FONTE:

https://revistaeducacao.com.br/2025/03/14/novo-ideb-enem-inep/?utm_campaign=news_19-03-25&utm_medium=email&utm_source=RD+Station 




ONLINE
19