Novo recorde de famílias endividadas
Brasil tem novo recorde de famílias endividadas
Pelo segundo mês consecutivo, o número de famílias brasileiras autodeclaradas endividadas e inadimplentes cresceu no Brasil. É o que informa a notícia do Valor Econômico desta terça-feira (6), onde é apontado um crescimento de 78% em julho para 79% em agosto, número recorde desde que a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi iniciada, em 2010. (Leia mais no Valor)
Para a economista da CNC, Izis Ferreira, a inflação que atinge o Brasil é a maior responsável por este cenário. Com preferência por crédito de fácil acesso e curto prazo, as famílias estão se endividando para conseguir pagar as contas básicas do mês, e não para a compra de bens de maior valor. Com 85,3%, o cartão de crédito é a principal modalidade de dívida, apoiada pelas abusivas taxas cobradas pelos bancos e pela falta de limite em nosso país.
A campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, criada pela ACD com o apoio de dezenas de entidades da sociedade civil busca uma mudança urgente nesse cenário econômico. Queremos que o acesso ao crédito seja mais fácil e justo para todos, e que as taxas de juros não sejam mais um fator para endividar trabalhadores e trabalhadoras em situação de desespero. Faça parte dessa mudança! Apoie esse movimento pressionando parlamentares a aprovarem o Projeto de Lei Complementar (PLP 104/22) para estabelecer o limite de juros no Brasil. Acesse e envie a mensagem que preparamos com apenas 1 clique.
Aproveite e também vote favoravelmente na enquete oficial do PLP 104 na Câmara
Saiba mais sobre a campanha em auditoriacidada.org.br/limitedosjuros
LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei #PLP104SIM
https://auditoriacidada.org.br/brasil-tem-novo-recorde-de-familias-endividadas/