O pior dos vírus e a vergonha

O pior dos vírus e a vergonha

Reflexões sobre o pior dos vírus e a vergonha que sinto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre


Re­fli­tamos que o COVID-19 não é o pior dos vírus. Quem em sã cons­ci­ência segue um de­mente com poder des­pó­tico, ir­ra­ci­onal, ig­no­rante, ar­ro­gante, men­ti­roso, mau ca­ráter, sá­dico? Se­riam os frus­trados? Os não en­qua­drados na so­ci­e­dade vi­gente? Os con­tur­bados, men­tal­mente de­se­qui­li­brados? Os pro­fis­si­o­nal­mente frus­trados? Os anal­fa­betos fun­ci­o­nais? Os que ja­mais en­ten­deram a his­tória do Brasil? Os que não leem? Os que têm pa­to­logia psi­quiá­trica? Os que não en­tendem o que é de­mo­cracia? Os que não têm res­peito pelo pró­ximo? Os fa­ná­ticos por um mito des­truidor das qua­li­dades hu­manas?

Quem são essas pes­soas que em­pu­nham car­tazes com di­zeres que são ver­da­deiras aber­ra­ções? Se­riam pais, mães, fi­lhos, netos, avós, ir­mãos? O que eles querem para o Brasil, na ver­dade? Por que usam ca­misas verde/ama­relas para sim­bo­lizar um aná­tema? E esse ódio que vemos em seus olhares? Por quê?

Des­clas­si­ficar o STF, como se fosse uma ins­ti­tuição que só tem ban­didos? E o Con­gresso, um dos três pi­lares da de­mo­cracia, pensar em fechá-lo no lugar de aprender a es­co­lher me­lhor? Ci­da­dania é o que lhes falta. Até sua li­ber­dade de votar em outro Bol­so­naro no fu­turo eles co­locam em risco.

Se­riam eles os al­gozes que pre­tendem nos queimar em praça pú­blica só porque res­pei­tamos a his­tória, as leis, a ci­ência, temos a cons­ci­ência de que ainda é pre­ciso aper­fei­çoar nossos sis­temas ele­tivos, car­rear nossas forças para fis­ca­lizar aqueles que tomam as de­ci­sões por nós e não des­truir as ins­ti­tui­ções de­mo­crá­ticas só porque neste mo­mento elas não re­pre­sentam o ideal?

Em ne­nhum outro país essas ins­ti­tui­ções re­pre­sentam aquilo que se sonha. Os lí­deres são omissos, são fa­lhos, mentem e serão subs­ti­tuídos no fu­turo.

Apri­mo­ra­mento vem com os erros. Mas o bra­si­leiro que apoia Bol­so­naro, de­pois de todas as ini­qui­dades de que foi capaz, não per­cebeu que o ca­minho que está tri­lhando é jus­ta­mente aquele que as na­ções de­mo­crá­ticas ex­pur­garam com der­ra­ma­mento de sangue para evitar mons­tros no poder. O que acon­teceu com o bra­si­leiro que não foi es­tudar o AI-5 para en­tender o que ele re­al­mente sig­ni­ficou para as li­ber­dades civis do país?

É de ar­re­piar que al­guém car­regue um cartaz com os di­zeres "Fe­mi­ni­cídio sim, FO­ME­cídio não". Con­fesso que fi­quei ca­tatô­nica, pois esse é o re­trato dos se­gui­dores de Bol­so­naro. Dentre todos os car­tazes que fiz questão de ler na mídia, esse foi o que mais me chocou. Um líder que leva seu povo a es­crever isso só pode ser a re­pre­sen­tação do mal em seu apogeu.

 

https://www.correiocidadania.com.br/2-uncategorised/14089-reflexoes-sobre-o-pior-dos-virus-e-a-vergonha-que-sinto 




ONLINE
7