Obra celebra 80 anos do CPERS

Obra celebra 80 anos do CPERS

 

Testemunhos de um Tempo de Luta: CPERS lança, na Feira do Livro de Porto Alegre, obra que celebra seus 80 anos


Emoção, reencontros e a renovação da esperança na educação pública! Foi com estes sentimentos que o CPERS deu continuidade às celebrações dos 80 anos do Sindicato, nesta quinta-feira (13), com o lançamento do livro “Testemunhos de um Tempo de Luta”, na Feira do Livro de Porto Alegre. A obra realiza um mergulho sensível e profundo na história da entidade, desde sua fundação, em 21 de abril de 1945, revelando o quanto cada capítulo dessas oito décadas moldou a resistência e a força da categoria.

Com contribuições de importantes lideranças da educação no Rio Grande do Sul, leitoras e leitores poderão revisitar momentos decisivos vividos pelo CPERS, atravessando diferentes conjunturas políticas e sociais do estado. As dificuldades enfrentadas nas primeiras gestões, a coragem para enfrentar o autoritarismo durante o regime militar e as vitórias históricas conquistadas se transformam em registros essenciais para refletir sobre a luta sindical e sobre os rumos da educação pública.

A presidente do Sindicato, Rosane Zan, abriu o evento retomando a memória dessa caminhada coletiva: “Sabemos que esse sentimento está no coração e na mente de cada um de nós que fizemos a história do CPERS, lutando pelos nossos direitos, nas questões salariais e funcionais, mas principalmente na defesa da democracia no Estado de Direito. Agora, o processo exige de nós também um momento de reflexão”.

O lançamento reuniu, no Território dos Parceiros da Feira do Livro, a atual direção do CPERS, representantes dos Núcleos, ex-presidentes e autoras(es) da obra, em uma noite marcada pela emoção e pela reafirmação do compromisso com uma educação pública de qualidade. Os relatos compartilhados trouxeram à tona a intensidade das lutas travadas, mas também a grandeza do papel desempenhado pelo Sindicato na construção de um Rio Grande do Sul mais justo, democrático e igualitário.

A publicação ficará disponível às(aos) sócias(os) na biblioteca da entidade, localizada na sede do Sindicato em Porto Alegre, e também nos 42 Núcleos espalhados pelo estado, para que todas(os) possam acessar esse importante registro da memória coletiva.

Palavra viva de quem vive ou viveu a permanente luta do CPERS pela educação e pela democracia

Logo nas primeiras páginas, o livro reafirma o caráter combativo do Sindicato, marcado pela defesa intransigente da categoria. A responsabilidade com as(os) trabalhadoras(es) da educação tornou o CPERS um dos maiores e mais respeitados sindicatos do Brasil: são cerca de 80 mil sócias(os) que constroem essa força coletiva, capaz de influenciar e transformar a realidade política e social.

 

O livro, desenvolvido por uma equipe coordenada pelo professor e escritor, Adeli Sell, apresenta reúne narrativas de lideranças que presidiram o Sindicato e de pessoas que contribuíram diretamente com os testemunhos desses 80 anos de história. São vozes que carregam autenticidade, coragem e memória — e que, juntas, reconstituem uma trajetória de resistência que não deve ser esquecida, mas sim celebrada e transmitida como inspiração para as lutas que virão.

Porque, enquanto houver injustiça, desigualdade ou ameaça à educação pública, a luta do CPERS permanece viva, necessária e incansavelmente presente.

>> Confira mais fotos do lançamento NO LINK

 

 

FONTE:

https://cpers.com.br/testemunhos-de-um-tempo-de-luta-cpers-lanca-na-feira-do-livro-de-porto-alegre-obra-que-celebra-seus-80-anos/ 




ONLINE
30