Orientações para o Enade 2022
Confira as orientações para o Enade 2022
Exame será aplicado no próximo domingo, 27 de novembro. Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível no Sistema Enade
Publicado em 25/11/2022
Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep
No próximo domingo, 27 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O instrumento de avaliação é obrigatório para garantir a regularidade do concluinte inscrito no exame, assim como o Questionário do Estudante, que deve ser respondido até as 23h59 (horário de Brasília) de sábado, 26 de novembro.
Para se orientar sobre horário, local de aplicação da prova, bem como obter informação sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. Vale lembrar que o acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. O início da aplicação será às 13h30, com encerramento às 17h30 para os participantes regulares. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep terão mais uma hora para finalizar a prova.
Documentação – Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997; e Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.
O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também será aceito, assim como a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade. Podem ser apresentados, ainda, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Pela primeira vez, serão aceitos três tipos de documentos digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.
O estudante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto no dia de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo e não possuir documentos digitais poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do dia de aplicação das provas do Enade 2022. Nesse caso, será feita uma identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais do participante.
Materiais – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O estudante que solicitou atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações do Caderno de Provas.
Envelope porta-objetos — Antes de entrar na sala de aplicação, também é importante que o participante guarde, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, além de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.
Também não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.
Covid-19 – O uso de máscara de prevenção à covid-19 durante a prova é obrigatório, exceto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios onde o uso do item de proteção em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar, conforme descrito no item 14.2 do edital do Enade 2022.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Na edição de 2022, serão avaliados os cursos do ano III do ciclo avaliativo do Enade: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Assessoria de Comunicação Social do Inep
https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/confira-as-orientacoes-para-o-enade-2022
Preenchimento do Questionário do Estudante vai até 26/11
Instrumento é utilizado para contextualizar os resultados da prova e subsidiar os processos de avaliação de cursos e instituições de educação superior
Publicado em 16/11/2022
Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep
O concluinte inscrito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 tem até o dia 26 de novembro para preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade. Até esta quarta-feira, 16 de novembro, 355.334 pessoas (59,41%), dos 598.116 inscritos no Enade 2022, já haviam respondido ao questionário. O instrumento é utilizado para compor o perfil do participante do exame e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no exame, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. O preenchimento do questionário é obrigatório para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame, assim como a realização da prova, que será aplicada dia 27 de novembro.
Os coordenadores de curso e os procuradores institucionais conseguem acompanhar, por meio do Sistema Enade, quais estudantes já concluíram o requisito. A funcionalidade de acompanhamento disponibilizada no sistema permite que as instituições de educação superior orientem cada participante acerca de suas obrigações perante o exame. As respostas específicas de cada estudante, entretanto, são sigilosas e serão tratadas pelo Inep em conjunto com as respostas dos demais, por curso de graduação, para a geração de estatísticas e indicadores educacionais.
Ao preencher o questionário, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e instituição de educação superior em diferentes aspectos. O preenchimento permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conhecer melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil.
O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. Caso o inscrito perceba alguma dessas situações, configurando tentativa de manipulação do preenchimento do questionário, é necessário entrar em contato com o Inep por meio dos canais disponíveis para o “Atendimento ao cidadão”, disponíveis no portal do Instituto.
Cadastro do Estudante – Os estudantes inscritos no Enade também têm até o dia 26 de novembro para preencherem o Cadastro do Estudante no sistema do exame. No formulário, eles devem informar CPF, conforme registrado na Receita Federal; endereço de e-mail e número de telefone válidos. Além disso, também precisam anexar foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, de rosto inteiro, enquadrada da cabeça aos ombros, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Assessoria de Comunicação Social do Inep