Perfil dos estudantes
Perfil dos estudantes das universidades federais
Trago nesse breve texto as características gerais do macro perfil dos mais de 1,2 milhão de estudantes das 63 Universidades Federais do país. São resultados da V Pesquisa de Perfil da Andifes. Lembro que esses estudantes, segundo o Censo da Educação Superior, representam 65% de todos alunos de universidades públicas brasileiras.
Em relação ao sexo, temos uma maioria feminina de estudantes nas universidades federais.
No que se refere a faixa etária, o grupo de 20 a 24 anos constitui a maioria.
As mudanças na composição de raça e cor foram significativas nos últimos 15 anos. Hoje a realidade se aproxima mais do perfil da população do que no passado.
Em relação ao perfil de renda dos estudantes, há uma mudança significativa também em relação a décadas passadas. O critério de renda per capita é utilizado em função de ser o recorte do público das cotas e da assistência estudantil das IFES. Veja composição abaixo.
A pesquisa da Andifes é feita por demanda do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis para subsidiar políticas de assistência. Tanto a Lei 12711/12 (cotas) como o Decreto nº 7234/10 (PNAES) trabalham com o recorte de renda de 1,5 salários mínimos per capita.
A mudança no perfil de renda dos estudantes ao longo dos últimos tempos é bem visível nesse gráfico.
29,9% dos estudantes são ocupados. 40,6% não trabalham mas estão à procura de trabalho, ou seja estão desempregados, e 29,5% não trabalham. Os que trabalham estão mais concentrados nas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e entre os alunos de 25 anos ou mais.
Em relação ao tipo de escola que cursou o ensino médio, a maioria (64,7%) o fez em escola pública. Na imagem se pode analisar essa trajetória dos estudantes por estado.
Em relação a identidade de gênero e orientação sexual o perfil é expresso na imagem abaixo.
Do perfil dos alunos atualmente matriculados, a maioria ainda ingressa por livre concorrência, 58,1% do total e 41,9 ingressaram por alguma modalidade de cotas. O tipo de modalidade de ingresso vem se modificando em função da lei, veja na imagem.
A pesquisa tem muito mais dados, o questionário foi composto por mais de 80 questões e respondido por mais de 420 mil estudantes. Na medida do possível trarei outras informações.