Piso salarial dos(as) funcionários(as) de escola
Novo material da CNTE pauta luta pelo piso salarial dos(as) funcionários(as) de escola
Mobilização pelo piso é o tema de ato nacional marcado para o dia 6 de agosto, em Brasília, que contará com a participação da APP-Sindicato
Para atualizar e ampliar o debate sobre as condições de trabalho e direitos dos(as) funcionários(as) de escola, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou a cartilha “Valorização dos profissionais da educação: concurso, piso e carreira andam juntos”. Um dos pontos enfatizados no material é a luta pelo piso salarial. Esse tema, inclusive, é o motivo de um ato nacional marcado para o dia 6 de agosto, em Brasília, e que contará com representantes da APP-Sindicato.
A cartilha discute desafios atuais, como os riscos das terceirizações na educação pública, a defesa da valorização de funcionários(as) de escola e professores(as), as diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE) e as garantias constitucionais.
Segundo o secretário executivo da CNTE, Valdivino Moraes, o momento é desafiador, mas a Confederação continua ativa na luta por melhores condições para os funcionários de escola. “Nossa luta é pela formulação das carreiras a partir do piso salarial. Valorização significa formação, ingresso através de carreiras e piso salarial profissional. Isso é um tripé que precisa avançar”, explica.
Já a secretária de Funcionários(as) de Escola da APP-Sindicato, Bete Almeida, reforça que é fundamental que os(as) educadores(as) estejam mobilizados(as) para que as propostas de emendas da CNTE sejam aceitas e o projeto aprovado.
“Precisamos acompanhar a tramitação e nos manter mobilizados aqui no Paraná e junto com a CNTE, seguindo o calendário nacional de lutas. É importante ainda pressionar os(as) deputados(as) paranaenses para que votem favorável à nossa pauta. Para isso, cobre os deputados da sua região e peça para que eles defendam os funcionários de escola na Câmara dos Deputados”, completa a secretária.
Funcionários(as) em marcha
Para fortalecer a pressão pela aprovação do Projeto de Lei 2.531/2021, que institui o piso salarial profissional nacional para os(as) profissionais dos quadros de pessoal técnico e administrativo da educação básica, a APP-Sindicato vai participar do ato nacional convocado pela CNTE, no dia 6 de agosto, em frente ao Ministério da Educação, em Brasília.
A mobilização contará com a participação de trabalhadores(as) de todo o país. A cobrança é por melhores condições de trabalho e valorização. A secretária de Administração e Patrimônio da APP-Sindicato, a funcionária de escola Nádia Brixner, enfatiza que, além de apoiar a luta nacional pelo piso, a APP participará do ato denunciando os ataques de Ratinho Jr. às carreiras de funcionários(as) e às terceirizações no estado.
“Nós estaremos em Brasília para fazer um ato público e, mais uma vez, lutar por um piso nacional para nós, funcionários. Além disso, nós também vamos lutar para que tenhamos concurso público em todas as esferas, inclusive no Paraná. Assim como no Paraná, vários outros estados têm funcionários [terceirizados], a exemplo de SC, onde todos os funcionários são terceirizados”, finaliza Nádia.
>> Baixe a cartilha: Valorização dos profissionais da educação: concurso, piso e carreira andam juntos
FONTE: