Por que Instituto de Educação?

Por que Instituto de Educação?

 

Em um lindo domingo ensolarado um lobo caminhava pela avenida Oswaldo Aranha em Porto Alegre. Ao passar pelo prédio do Instituto de Educação o lobo perguntou:

-Por que tens tantas janelas e tão grandes ?

E o IE respondeu:

-É para que os alunos que aqui estudam, os professores que aqui ensinam e todos os que aqui trabalham tenham muito ar para respirar e, assim, manter seus cérebros bem oxigenados. Além disso, boas janelas garantem boa iluminação natural, o que é recomendado para proteger a visão de todos. Tudo foi muito bem pensado antes de construírem meu prédio.

Tornou o lobo:

-E por que tens um tamanho tão grande ?

Pacientemente o IE esclareceu:

-Porque os alunos precisam de espaço para movimentarem-se com facilidade e liberdade, sem se encolherem, nem se sentirem oprimidos. O espaço amplo influi na construção de uma mentalidade mais aberta, mais abrangente. Alarga a visão. Expande o olhar.

O lobo ainda insistiu:

-E por que te fizeram tão imponente e belo ?

-Porque imponente e belo é o meu destino. Nada é demasiado belo para o trabalho de formar professores que irão trabalhar com o que há de mais precioso em um país: as crianças e os jovens. Eles significam a continuidade, o futuro. São a esperança do amanhã. Além disso, sabemos que a beleza também educa.

E o lobo, então, falou:

-Nada disso me importa. Não valorizo a tua história. Tenho olhos cobiçosos e boca faminta. Aprecio bons petiscos.

E ficou olhando para o prédio do IE com seus olhos cobiçosos e pensamentos maus, porque os lobos modernos não comem carne, como os dos velhos tempos. Eles gostam, mesmo, é de engolir prédios públicos.

Regina Portella Schneider

Ex-professora do IE, ex-aluna do IE e mãe de ex-aluno do IE.

copiado do facebook

 

Pode ser uma imagem de monumento




ONLINE
3