Por que Instituto de Educação?
Em um lindo domingo ensolarado um lobo caminhava pela avenida Oswaldo Aranha em Porto Alegre. Ao passar pelo prédio do Instituto de Educação o lobo perguntou:
-Por que tens tantas janelas e tão grandes ?
E o IE respondeu:
-É para que os alunos que aqui estudam, os professores que aqui ensinam e todos os que aqui trabalham tenham muito ar para respirar e, assim, manter seus cérebros bem oxigenados. Além disso, boas janelas garantem boa iluminação natural, o que é recomendado para proteger a visão de todos. Tudo foi muito bem pensado antes de construírem meu prédio.
Tornou o lobo:
-E por que tens um tamanho tão grande ?
Pacientemente o IE esclareceu:
-Porque os alunos precisam de espaço para movimentarem-se com facilidade e liberdade, sem se encolherem, nem se sentirem oprimidos. O espaço amplo influi na construção de uma mentalidade mais aberta, mais abrangente. Alarga a visão. Expande o olhar.
O lobo ainda insistiu:
-E por que te fizeram tão imponente e belo ?
-Porque imponente e belo é o meu destino. Nada é demasiado belo para o trabalho de formar professores que irão trabalhar com o que há de mais precioso em um país: as crianças e os jovens. Eles significam a continuidade, o futuro. São a esperança do amanhã. Além disso, sabemos que a beleza também educa.
E o lobo, então, falou:
-Nada disso me importa. Não valorizo a tua história. Tenho olhos cobiçosos e boca faminta. Aprecio bons petiscos.
E ficou olhando para o prédio do IE com seus olhos cobiçosos e pensamentos maus, porque os lobos modernos não comem carne, como os dos velhos tempos. Eles gostam, mesmo, é de engolir prédios públicos.
Regina Portella Schneider
Ex-professora do IE, ex-aluna do IE e mãe de ex-aluno do IE.
copiado do facebook