Pós Educação Profissional e Tecnológica
Curso de pós-graduação em docência para a Educação Profissional e Tecnológica tem 6.300 vagas abertas
A iniciativa integra o eixo de Articulação e Fortalecimento ao Programa Novos Caminhos
Publicado em 18/02/2022
Estão abertas, até o dia 2 de março, as inscrições para ingresso no curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). Ao todo, estão sendo ofertadas 6.300 vagas em nível de especialização na modalidade a distância, sendo 6.200 fomentadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), e 100 pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A iniciativa dessa oferta de formação está vinculada ao eixo de Articulação e Fortalecimento do Programa Novos Caminhos do MEC. O curso visa capacitar profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Profissional e Tecnológica, especialmente para os cursos técnicos de nível médio.
A duração do curso DocentEPT é de 12 meses, considerando o calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades presenciais e apresentação de Trabalho Final de Curso. A oferta dessa capacitação é uma iniciativa da Setec e está sendo realizada em parceria com o Ifes e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Essa oferta visa estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a Educação Profissional e Tecnológica como campo de estudos e, também, promover a Educação a Distância (EaD) como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica.
Os interessados devem ter diploma de curso de graduação, em qualquer área de conhecimento, e poderão ser inscrever de forma on-line acessando a página de inscrição. O processo seletivo será realizado por sorteio eletrônico, previsto para acontecer no dia 3 de março. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril.
Acesse o edital e inscreva-se.
DocentEPT
O curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), em nível de especialização, está em sua segunda oferta, tendo formado, no ano de 2021, mais de 2,9 mil estudantes.
O MEC já investiu mais de R$ 14,5 milhões nesse programa, cujo objetivo é estimular e promover ações, em nível de especialização e aperfeiçoamento, voltadas para a capacitação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica. A meta do DocentEPT é qualificar mais de 20 mil docentes, ampliando as possibilidades de acesso a cursos de capacitação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec