Prazo pedir reaplicação do Enem 2023

Prazo pedir reaplicação do Enem 2023

Enem 2023: Começa o prazo para pedir reaplicação

Pessoas afetadas por problemas logísticos ou doenças previstas em edital podem solicitar. Alocados a mais de 30 km de casa também

Publicado em 13/11/2023 

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Cabeçalho - ENEM 3.jpg

 

 

Começou, nesta segunda-feira, 13 de novembro, o período para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O prazo termina na próxima terça-feira (17). Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir, por meio da Página do Participante, para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a aplicação regular do Enem 2023 nos últimos dois domingos (5 e 12 de novembro)

Infraestrutura e logística – 

Se a pessoa foi afetada por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, pode solicitar a reaplicação.

Motivos de saúde – 

Quem faltou por sintoma de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também pode fazer o Enem em dezembro. Estão previstas: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.

Documentos – 

Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Fora das regras – 

Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. Vale ressaltar que as pessoas alocadas a mais de 30 quilômetros da residência podem solicitar o direito – o Inep analisará individualmente cada caso.

Enem – 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o edital do Enem

Acesse a playlist do edital em Libras

Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem


Assessoria de Comunicação Social do Inep

FONTE:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/enem-2023-comeca-o-prazo-para-pedir-reaplicacao 




ONLINE
25