Prazos ampliados para seleção de diretores
Após pressão, Seduc amplia prazos para a seleção de diretores das escolas estaduais
No fim da tarde desta quinta-feira (26), dando sequência a uma reunião realizada na última quarta (25), o CPERS, representado pela presidente Helenir Aguiar Schürer, e pelo 2º vice-presidente, Edson Garcia, e dirigentes de escolas da capital, reuniram-se novamente com a secretária da Educação, Raquel Teixeira, para tratar do processo seletivo para diretoras(es) e vice-diretoras(es) das escolas estaduais do Rio Grande do Sul.
Respondendo aos anseios da categoria, que se sentia prejudicada no processo devido a diversos problemas na plataforma de inscrição e na execução do curso obrigatório, a Seduc ampliou os prazos de algumas das etapas da seleção.
Agora, as inscrições, que seriam encerradas nesta sexta-feira (27), poderão ser efetuadas até o dia 5 de outubro. Outra demanda do grupo, a inclusão de agentes educacionais III e a liberação da participação de sindicalistas no processo, também foi atendida.
A retificação do edital, com outras mudanças acatadas, será feita nos próximos dias.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, ressaltou a importância dessas alterações para garantir um processo justo e igualitário.
“A reunião de hoje foi muito importante. A boa vontade de ambas as partes, buscando formas de melhorar o processo, faz parte da garantia de uma educação pública de qualidade, porque o processo de eleição de diretores também é um processo educativo”, declarou a educadora.
Mesmo com os acordos firmados, o CPERS seguirá vigilante para garantir um processo de seleção justo. Reforçamos a importância da participação ativa de professoras(es) e funcionárias(os) na gestão escolar, para que nossas escolas permaneçam espaços democráticos e voltados às necessidades reais de suas comunidades.
O advogado Rodrigo Sebben, da assessoria jurídica do Sindicato, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, também acompanhou a reunião.
>> Confira, abaixo, ou no link, mais fotos da reunião:
FONTE: