Pré-matrículas ingresso na rede estadual

Pré-matrículas ingresso na rede estadual

Pré-matrículas para ingresso na rede estadual começam nesta segunda-feira; veja o cronograma

Inscrição, que vai até 1º de dezembro, deve ser realizada no site da Secretaria da Educação. Uma das novidades do processo é a escolha dos uniformes escolares; saiba como fazer

 

Anselmo Cunha / Agencia RBSInscrições ocorrem no site da Secretária Estadual da Educação.
Anselmo Cunha / Agencia RBS


Está aberto até 1º de dezembro o período de pré-matrículas na rede estadual para o ano letivo de 2025, com inscrições na aba "matrículas" do site da Secretária Estadual da Educação (Seduc). Os candidatos devem selecionar o nível de ensino (Fundamental ou Médio) desejado e preencher o formulário para escolha dos uniformes escolares, novidade deste ano com duas opções de kit.

A primeira etapa é destinada ao ingresso de alunos ao 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, em todas as modalidades. A rematrícula de estudantes que já estudam em escolas estaduais será automática, entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro, para aqueles que tenham frequência escolar de, no mínimo, 75%.

A designação dos estudantes que efetuarem a pré-matrícula ocorrem em 6 de janeiro de 2025. Os candidatos terão até 17 de janeiro para comparecer à instituição indicada, acompanhados dos responsáveis, para apresentar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

Alunos já vinculados à rede estadual que desejarem mudar de escola em 2025 deverão efetuar nova inscrição durante a segunda fase da pré-matrícula, entre 6 e 19 de janeiro de 2025.

Documentos e requisitos

Conforme a Seduc, alunos inscritos para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental devem ter ao menos seis anos completos até 30 de março. Para efetuar a inscrição, os responsáveis deverão apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira de vacinação) do estudante.

Nos demais anos, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para efetuar sua vaga:

  • Certificado de Pessoa Física (CPF) e Certidão de nascimento ou Registro Geral (RG) do estudante

  • CPF e documentos do responsável

  • Comprovante de residência (contas de água ou luz, por exemplo)

Cronograma

  • 11/11 a 01/12/2024 – Inscrições para pré-matrícula (1ª chamada)

Público: população em geral para solicitação de ingresso na rede pública para o 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; Educação Profissional – Cursos técnicos subsequentes, concomitantes e aproveitamento de estudos do curso normal e EJA.

  • 18/11 a 18/12/2024 – Rematrícula automática

Público: todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas Unidades Escolares Estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

  • 25/11 a 20/12/2024 – Escolha do itinerário formativo (para alunos que cursarão o 2º ano do Ensino Médio) no aplicativo para efetivar a matrícula

  • 06/01/2025 – Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula

Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024.

  • 06/01 a 17/01/2025 – Efetivação da matrícula

Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024, diretamente nas unidades.

  • 6/01 a 19/01/2025 – Segunda oportunidade de inscrições e pré-matrícula (2ª chamada) e solicitação de transferências

Público: todos que perderam o primeiro período de inscrições (de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024).

  • 30/01 a 07/02/2025 – Efetivação da matrícula para a 2ª etapa de inscrições

Público: todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2024).

 

Uniformes

Rodrigo Ziebell / GVG /Divulgação
A rede terá uniformes obrigatórios a partir de 2025.
Rodrigo Ziebell / GVG /Divulgação

Uma das novidades da rede para o ano letivo de 2025 serão os uniformes, de uso obrigatório. Todos os estudantes matriculados em escolas estaduais receberão kit composto por 10 peças: três camisetas de manga curta, duas de manga comprida, duas calças, uma bermuda, um moletom e uma jaqueta.

Com investimento anual de aproximadamente R$ 209 milhões, os uniformes serão nas cores azul, branco e verde, com detalhes nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. As peças trazem os dizeres “educação” e “rede estadual”.

Sem custos às famílias, o formulário para receber os uniformes está incluso no processo de pré-matrícula. Para estudantes que já estudam na rede estadual, basta acessar o site escola.rs.gov.br/uniformes.

Os alunos maiores de 16 anos poderão acessar o sistema diretamente; para os menores de 16 anos, a escolha deverá ser feita por um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a identificação. Uma vez confirmada a escolha do uniforme, a instituição onde o estudante estiver matriculado será notificada, e os kits de uniforme serão entregues na própria escola, sem custo para as famílias.

  • Kit 1: destinado para alunos dos Anos Iniciais, Fundamental I e II, Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, é composto por 10 peças padronizadas em azul, verde e branco, com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda

  • Kit 2: será entregue para estudantes da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e EJA, com com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2024/11/pre-matriculas-para-ingresso-na-rede-estadual-comecam
-nesta-segunda-feira-veja-o-cronograma-cm3cxx0cn000i013fli00dz5j.html?fbclid=IwY2xjawGfKfpleHRuA2FlbQIxMQABHcgVbzrnDAiMq-c4C3GUZQ3MyJqA2G4-7s6qFms1Fa4iJMhVDieGXnce2A_aem_PXc_So9TkeXtgUNpxs0UQg
 




ONLINE
11