Protocolo de saúde retorno aulas

Protocolo de saúde retorno aulas

As escolas da França vão retornar atividades presenciais.

O protocolo de saúde sanitária para as escolas é de 54 páginas. Fiz um resumão para pensar na adequação desse protocolo no Brasil. Dá vontade de chorar.

É resumo, o completo está no link abaixo. Retirei as 500 vezes em que é recomendada a higienização das mãos.

Acho que a França leva muito a sério a "gripezinha"....

RESUMÃO DO GUIA RELATIVO À ABERTURA E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS MATERNAIS E ELEMENTARES DA FRANÇA

https://www.education.gouv.fr/media/67182/download

O protocolo é baseado em cinco fundamentos:

1) Manutenção da distância física

2) Aplicação de ações de barreira para o vírus

3) Limitar o contato próximo de alunos uns com outros

4) Limpeza e desinfecção de instalações e equipamentos

5) Treinamento, informação e comunicação

Deve ser evitado as trocas manuais de bolas, brinquedos, lápis, etc. deve ser evitado ou acompanhado por procedimentos de desinfecção após cada uso. A transferência de objetos ou materiais entre a casa e a escola deve se limitar ao estritamente necessário.

A regra do distanciamento físico, cujo princípio é o respeito de uma distância mínima de um metro entre cada pessoa, permite evitar o contato direto, a contaminação respiratória e / ou por gotícula.

A organização criada nas escolas deve permitir aplicar esse princípio em todos os contextos e em todas espaços (chegada e arredores da escola, recreação, corredores, playground coberto, alimentação escolar, instalações sanitárias, etc.)

Nos banheiros:

a) Limite o número de pessoas presentes nos banheiros para respeitar a distância física.

b) Gerencie o fluxo de alunos para os banheiros (saída e retorno à sala de aula).

c) Certifique-se de que os mictórios utilizados estejam pelo menos 1 m separados ou neutralize os outros mictórios.

d) Ventile frequentemente as instalações sanitárias e / ou verifique se a ventilação está funcionando corretamente.

e) Peça aos alunos que lavem as mãos antes e depois de usar o banheiro.

f) Supervisione a lavagem das mãos depois de ir ao banheiro de acordo com a equipe presente.

g) Certifique-se de que as instalações sanitárias permitam que alunos e funcionários lavem as mãos o tempo todo (água, sabão líquido, prefira toalhas de papel descartáveis ou secagem ao ar - Proibir o uso de de toalhas de mão em pano).

h) Garantir regularmente o fornecimento de materiais de higiene durante o dia (sabonete líquido, papel higiênico, toalhas de mão descartáveis, etc.).

i) Garanta uma limpeza diária completa e desinfecção regular de superfícies frequentemente tocadas.

j) Garanta o descarte de latas de lixo sempre que necessário e pelo menos diariamente.

Sobre a circulação:

a) Mantenha a distância física na fila de entrada por todos os meios possíveis (sinais, marcações no chão, fita adesiva, barreira, ...) em estreita colaboração entre a escola e a comunidade.

b) Prefira a entrada por vários acessos para dividir o volume do fluxo.

c) No caso em que essa divisão não é possível, as medidas mencionadas acima se aplicam com maior vigilância no respeito à distância física das chegadas.

d) Favorecer uma chegada escalonada, por área do (s) prédio (s) (piso, ala, etc.), em estreita colaboração com as autoridades locais, a fim de levar em consideração as possibilidades de transporte escolar.

e) Comunique-se com os alunos e suas famílias sobre o respeito ao horário de chegada, para evitar congestionamentos na entrada

Nas salas de aula:

a) A sala de aula foi projetada para respeitar a distância física de pelo menos um metro, o que envolve:

b) Organize os móveis de maneira a respeitar a distância física;

c) Definir os métodos de ocupação da sala de aula com base no número de alunos;

d) Respeite uma distância de pelo menos um metro entre as mesas e entre as mesas e a mesa do (s) professor (es) (ou seja, cerca de 4m² por aluno, com exceção daqueles colocados, na configuração da sala de aula, contra uma parede, uma janela, uma biblioteca etc.);

e) Evite organizar as mesas de modo que os alunos fiquem frente-a-frente (a não ser que se utilize uma distância superior a um metro);

f) Retirar móveis e equipamentos desnecessários.

g) Mantenha as mesas afastadas das portas para respeitar a distância física ao entrar na sala de aula;

h) Limite o movimento na sala de aula.

i) Certifique-se de limitar deslocamentos em diferentes direções, por exemplo, definindo uma direção de circulação dentro da classe que possa ser marcada no chão.

j) Usar máscara em todas as situações em que as regras da distância não sejam respeitadas (funcionários que trabalham com alunos mais jovens ou com necessidades educacionais especiais e durante o movimento dentro da classe). É recomendado em todas as outras situações.

k) Certifique-se de que as salas de aula sejam ventiladas antes da chegada dos alunos, abrindo janelas por 15 minutos (para edifícios com ventilação natural), durante o recreio, durante os intervalos das refeições e no final do dia.

Durante a aula:

a) Garanta a aplicação de ações de barreira para o vírus e a distância física.

b) Verifique se não há troca de itens pessoais.

c) Verifique se os materiais educacionais foram desinfetados ou isolados ao ar livre por vários dias.

Nas cantinas ou refeitórios:

a) No caso de alimentação na cantina ou refeitório, planeje a organização dos horários de alimentação e acesso, de modo a minimizar as filas e travessias de grupos de estudantes nos corredores. O respeito pelas medidas de distância física se aplica a todos os contextos e espaços: tempos de trânsito, circulação, distribuição de refeições. O gerenciamento de materiais coletivos (bandejas, talheres, jarras de água, etc.) é adaptado para limitar o contato.

Nos recreios:

a) Evite choque de horários de início e término de aulas para que alunos de diferentes turmas não se cruzem nos espaços de recreção.

b) Escalonar os tempos de recreação.

c) Evite agrupamentos de diferentes níveis.

d) Adapte e reduza o tempo de recreação de acordo com o número de funcionários.

e) Organize horários de recreação e defina os procedimentos para relatar o início e o fim da recreação.

f) Traga os alunos para fora e entre, respeitando a distância física entre cada um dos alunos (a materialização pode ser prevista).

g) Organize as saídas e retorne às aulas em grupos adequados para permitir um melhor controle da distância física.

Sobre atividades físicas:

a) Limite a prática apenas a atividades físicas de baixa intensidade se o distanciamento físico específico para atividades esportivas não for possível. A distância deve ser de 5 metros para caminhada rápida e 10 metros para corrida.

b) Lembre os pais de vestir as crianças com roupas simples, permitindo que os esportes limitem o contato entre funcionários e alunos.

c) Proibir jogos de bola e jogos de contato.

d) Proibir o uso de equipamentos esportivos que possam ser manipulados por todos (ou apenas os adultos manipulam) ou garantir a desinfecção regular adequada.

e) Dê prioridade a percursos esportivos individuais que permitam preservar a distância física.

Atividades de artes:

a) Favorecer o uso de equipamentos individuais descartáveis (lata de tinta...) ou, caso contrário, garantir a desinfecção regular adequada.

b) Use apenas equipamentos individuais e pessoais, evite o empréstimo de equipamentos coletivos ou forneça métodos adequados de desinfecção

c) Adapte o funcionamento das bibliotecas coletivas, regulando o manuseio dos livros pelos alunos ou fornecendo métodos adequados de desinfecção.

d) Favorecer as leituras do professor para limitar o manuseio dos livros.

e) Priorizar pesquisas e acesso a cultura por meios audiovisuais (projeção de visitas virtuais a museus, filmes, etc.)

f) Favorecer jogos que não exijam tocar em superfícies comuns e não passam entre as mãos. Por exemplo: jogos de mímica, jogos de adivinhação, etc.

Sobre uniformes:

a) Peça aos pais para vestir seus filhos de forma que possam ser independentes, para que todos consigam guardar qualquer objeto de transição (bichos de pelúcia, edredons, etc.) individualmente.

b) ATIVIDADES ESPORTIVAS: Lembre os pais a vestirem as crianças com roupas simples, permitindo que os esportes limitem o contato entre professores e professores e alunos.

c) ATIVIDADES CULTURAIS / MANUAIS: Remova todos os jogos que podem ser manipulados por vários (bonecos, brinquedos de comidinha, jogos de construção, ...).

d) Atribua uma cor por criança para suas canetas, marcadores, tesouras etc. ou forneça caixas individuais.

No ambiente comum:

a) Aplique ações de barreira para o vírus

b) Mantenha a distância de pelo menos 1 metro nas salas, locais de cruzamento e fluxo de pedestres.

c) O uso de luvas deve ser evitado, exceto para o pessoal médico e para a limpeza.

d) Evite equipamentos (TI, equipamentos de escritório, ferramentas etc.) compartilhados por várias pessoas durante o trabalho ou forneçam métodos de desinfecção apropriados.

e) Prefira equipamentos individuais que possam ser limpos por cada agente (incluindo canetas).

f) Limite o movimento dentro do estabelecimento ao mínimo estrito.

g) Divida os tempos de presença nas áreas comuns e nas refeições para limitar o número de pessoas presentes (salas de descanso, salas de reuniões etc.).

h) Limite o acesso a áreas comuns para permitir que todos respeitem as regras da distância física.

i) Configure protocolos de limpeza individuais: estação de trabalho, teclado, mouse, ferramentas de trabalho antes do armazenamento, etc.

j) Identifique a sala dedicada à recepção de casos suspeitos de Covid-19 e forneça máscaras e ponto de lavagem das mãos.

Resumo é resumo, a gente escolhe o que faz sentido, aqui privilegiei mais questões relativas aos Anos Iniciais e algumas que são comuns para as Escolas de Educação Infantil. O texto é grande. Mas, vale à pena uma olhada mais detalhada.

Abraços Virtuais

Tatiana Lebedeff

 

https://www.facebook.com/tatiana.lebedeff 




ONLINE
18