Prouni, prazo de inscrição ampliado
Prouni deve ter prazo de inscrição ampliado devido ao atraso no Sisu 2024, diz ministro
O MEC prometeu divulgar no início da tarde a classificação final dos candidatos
Por Pâmela Dias — Rio de Janeiro
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou na manhã desta quarta-feira (31) que o MEC avalia ampliar em 24h o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), que se encerraria nesta quinta-feira (1º). A medida deve ser aplicada devido ao atraso de um dia na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 por conta de "problemas técnicos" no site. O MEC prometeu divulgar no início da tarde a classificação final dos candidatos.
— Por conta do atraso de 24h no Sisu, vamos avaliar se prorrogamos por mais um dia (o Prouni). Temos feito um esforço enorme para antecipar os resultados do Sisu em relação ao ano passado, para garantir o início do ano letivo — disse o ministro, acrescentando a importância de os estudantes também se candidatem a vagas no Prouni 2024, que garante bolsas de 50% e 100% em universidades privadas.
O anúncio de Camilo Santana foi feito durante entrevista ao "Bom dia, Ministro", da EBC. No programa, que também foi transmitido no YouTube do governo federal, dezenas de estudantes criticaram o atraso na divulgação do Sisu 2024 e cobraram explicações sobre o motivo de algumas pessoas terem conseguido visualizar o resultado no site.
O ministro não comentou sobre os problemas técnicos no sistema.
Atraso de 24h na divulgação do resultado
Desde que foi estipulado o calendário do Sisu 2024, definiu-se que os classificados para ingresso em cursos de Ensino Superior em universidades públicas seriam conhecidos no dia 30 de janeiro. O MEC também abriria, na mesma data, as listas de espera para quem não conseguiu uma vaga na primeira chamada.
Nesta terça-feira (30), o ministério chegou a informar, ao longo do dia, que a divulgação da lista de aprovados sairia até as 18h30, o que não ocorreu. Às 20h, o MEC divulgou nota informando o adiamento.
"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31, em horário a ser divulgado", afirmou a pasta.
FONTE: