Redação do Enem 2018

Redação do Enem 2018

Nossa colaboração ao tema do ENEM 2018

Nossa colaboração ao tema do ENEM 2018

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet*

Por Cristiano das Neves Bodart

O tema da redação do ENEM-2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“, veio a calhar por lançar luz à uma crescente vigilância do comportamento dos usuários de internete ao uso e venda das informações obtidas para induzir o comportamento desses usuários. Nesse contexto, a famosa frase, “Saber e Poder”, de Francis Bacon, é levada muito a sério pelos envolvidos com Big Data.

Conhecer os consumidores é muito importante para o mercado. O mesmo vale no campo político, na relação entre marketeiros e eleitores. Notemos que isso vem sendo levado muito a sério por empresas de Marketing virtual e comércio online. Contudo, apenas conhecer os consumidores (ou eleitores) passou a ser insuficiente. Tornou-se necessário prever desejos, induzir gostos, fomentar ações de compra; e a informação é aqui o ponto central. Trata-se de elementos para construir estratégias eficazes para produzir, o que Durhkeim chamou de consciências coletivas, ou mesmo o que Marx denominou de ideologias; sobretudo voltadas ao consumo. Trata-se de um avanço substantivo da Industria Cultural.

Para levar à cabo os objetivos de prever desejos, induzir gostos, fomentar ações de compra, etc., empresas como o Facebook, onde as pessoas se expõe em ritmo crescentearmazenam milhares de dados dos usuários e os utiliza para projetar propagandas personalizadas/individualizadas, ampliando a possibilidade de serem clicadas, lidas, consumidas e/ou compradas. Trata-se de informações de milhares de usuários valiosíssimas e que podem ser utilizadas para os mais diversos fins, tais como supostamente teria ocorrido recentemente na campanha à presidência dos Estados Unidos (e possivelmente no Brasil), situação em que essas informações teriam sido usadas para gerar propagandas personalizadas ao usuário de internet. O recente escândalo envolvendo o Facebook no vazamento de informações alertou a população mundial o quão vulneráveis estamos – e vamos ficando cada vez mais na medida que acessamos a internet.

O tema da redação veio a calhar, sobretudo por se direcionar principalmente aos jovens, principais usuários da internet e – com isso – os mais vulneráveis à manipulação (por conta da maior exposição). “Saber é poder”, e a proposta do exame nacional colabora, em certa forma, para o empoderamento dos jovens usuários de internet.

*Texto produzido entre 13h20 e 13h40 do dia 04 de novembro de 2018.

https://cafecomsociologia.com/nossa-colaboracao-ao-tema-do-enem-2018/?fbclid=IwAR2aNCfauWVzboOrlAOudaEmfiTEkfSC41ZdtrUZSFn3hLJUWNF2sAJLcyM 




ONLINE
15