Revogação da DCN CNE/CP nº 4 de 2024
Revogação da DCN CNE/CP Nº 4 de 2024
26 de novembro de 2024
A importância deste abaixo-assinado
Iniciado por Thaiany Guedes da Silva
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE), vinculado à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), construiu uma Carta Aberta em contraposição à Resolução do CNE/CP no 4, de 29 de maio de 2024, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).
As DCN Nº 4 de 2024 pautam-se em uma concepção instrumental de educação e de formação; representam o sequestro da educação pública pelos interesses de grupos privados. O texto completo com as análises do GEPEFE está disponível no link
https://drive.google.com/file/d/1FfNchZj8r4aiNyDeKPkVjfIeut3I5x9w/view
Nossa intenção é aglutinar o máximo de assinaturas possíveis para encaminharmos o documento ao CNE e demais instâncias públicas e políticas de decisão, fazendo pressão para que essas diretrizes de formação de professores SEJAM REVOGADAS!!!.
A DCN Nº 2 de 2019 e a DCN Nº 4 de 2024 não representam os interesses públicos, democráticos e progressistas dos educadores e educandos deste país!
Pedimos a abertura de um amplo e democrático processo de construção das diretrizes de Formação de Professores junto às entidades, universidades, institutos e demais interessados no tema. Pedimos seu apoio, pedimos sua inscrição nesse processo histórico!!!
Assinar este abaixo-assinado
Compartilhe este abaixo-assinado pessoalmente ou use o código QR no seu próprio material.
FONTE:
Resolução do CNE/CP no 4, de 29 de maio de 2024 (*)
Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).
Art. 24. Esta Resolução entra em vigor na data de 1º de julho de 2024.