RJ, jornada de professores amplida

RJ, jornada de professores amplida

Por  Gustavo Silva  — Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (dia 25), os nomes de 22 professores da rede estadual do Rio de Janeiro foram publicados no Diário Oficial após aprovação no processo seletivo interno de migração de jornada de trabalho. Com isso, esses profissionais passam de 18 para 30 horas semanais de carga horária. Somente em 2025, 4.782 professores já realizaram essa mudança. Desde o início do processo, no ano passado, 9.778 docentes já migraram para o novo regime.

A nova jornada semanal será composta por 20 horas de regência de turma e 10 horas destinadas a atividades de planejamento e estudo, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os professores terão os vencimentos ajustados de acordo com a tabela da carga horária de 30 horas do cargo de Professor Docente I, com efeitos válidos a partir da folha de pagamento seguinte à alteração da jornada.

A mudança também garante a manutenção do nível, da referência e da classificação do docente na unidade escolar, sem prejuízo na progressão funcional, de acordo com o Plano de Carreira do Magistério. Todos os benefícios vinculados à carreira também serão atualizados, com impacto futuro na aposentadoria.

Os professores aprovados no processo seletivo devem comparecer à Coordenadoria de Gestão de Pessoas da regional onde estão lotados, no dia e horário indicados no edital, para escolha das vagas com os respectivos horários das aulas.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, afirmou que a medida reforça o compromisso da pasta com os servidores e os alunos da rede.

FONTE:

https://extra.globo.com/economia/servidor-publico/coluna/2025/07/estado-do-rio-amplia-jornada-de-professores-da-rede-publica.ghtml




ONLINE
23