Roda Viva | Atila Iamarino

Roda Viva | Atila Iamarino

Roda Viva | Atila Iamarino

No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o biólogo Atila Iamarino.

Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, ele entende como poucos de doenças como o coronavírus. E não tem dúvidas em afirmar: se não forem tomadas as devidas providências, o mundo vai enfrentar um cenário de apocalipse. Fundador da maior rede de blogs de ciência do País, o Science Blogs Brasil, Iamarino alerta que o Brasil precisa parar e só devem ser mantidas as atividades essenciais.

O Roda Viva é transmitido ao vivo, com interpretação em Libras, na TV Cultura, Facebook, Twitter, site da emissora e neste canal.

Facebook: https://www.facebook.com/rodaviva

Twitter: http://www.twitter.com/rodaviva

Resumo do Roda-Viva para quem não pode ter a oportunidade de ver a entrevista com Atila Iamarino.

Átila disse basicamente que:

1) Tem que confinar. Não tem outro jeito. Só existe confinamento horizontal nesse momento. Confinamento vertical precisaria ter teste pra todo mundo. Não estamos fazendo testes em massa, ademais disto o sistema de saúde precisa estar organizado para tal ação. Nosso sistema ainda esta se organizando, talvez demore 20/30 dias.

2) A vantagem do Brasil é ter começado o confinamento mais cedo que qualquer outro lugar no mundo mas precisa continuar assim, pois não temos condições no sistema de saúde em suportar um surto maximizado neste momento.

3) Segundo o Biólogo Átila, não existe a possibilidade real de relaxar o confinamento coletivo antes de maio, data que entende ser possível termos testes em massa e sistema de saúde minimamente adequado para atendimento em saúde.

4) Não existe a menor possibilidade de voltarmos a ter a mesma estrutura de mundo de antes. A vacina vai demorar, até ter a vacina, poderemos sofrer novos surtos, nenhum tratamento vai ser milagroso a curto prazo. Idosos vão ficar bem mais confinados. A medida que for relaxando terão outras ondas de infecção. Então vamos viver momentos de confinamento intercalados com relaxamento. E a única maneira de saber se tem que confinar ou se pode relaxar um pouco é testando testando e testando.

5) Segundo o Biólogo Átila, o problema do Brasil é que sempre cortaram verbas da pesquisa - há anos. Então o Brasil passou a importar muita tecnologia. Não temos os reagentes pra fazer nada. Temos a tecnologia mas não desenvolvemos os reagentes. Então nesse momento o mundo todo quer comprar reagentes e temos que brigar com todos os demais países pela matéria prima das pesquisas e não teremos o que precisamos.

6) China foi omissa em não extinguir a pratica de venda de animais silvestres para comida. Mas foram extremamente hábeis em identificar o surto quando ainda tinham mil casos. E também muito eficientes em conter. Mas isso só aconteceu porque é um regime ditatorial que baixou regras muito severas. E eles tem a tecnologia. Testaram muito todas as pessoas e souberam quem e onde confinar. Que esse modelo não é replicável para o resto do mundo.

7) O mundo não se preparou para uma pandemia e não foi falta de aviso. Que o Covid-19 tem que ser um exemplo porque podemos ter a qualquer momento uma nova pandemia com vírus da gripe suína mutado - seria muito mais devastador.

8) Não vê reabertura de fronteiras esse ano. Só o ano que vem. Nenhum grande país vai querer correr o risco de criar uma nova onda de infecção abrindo a fronteira, antes de existir uma vacina eficiente. Isso terá um impacto gigantesco nas CIAs aéreas - que até o final do ano irão voar para carga basicamente.

9) Átila Iamarino, biólogo e pesquisador, contou no #RodaViva que o sujeito mais preparado que havia no Brasil para pesquisar remédio/vacina contra o Covid-19 teve sua bolsa de pesquisas cortada pelo governo recentemente.

Veja na integra a entrevista.

https://www.youtube.com/watch?v=s00BzYazxvU

 

 




ONLINE
44