Sala de aula híbrida pós-pandemia

Sala de aula híbrida pós-pandemia

Sala de aula híbrida é tendência na educação pós-pandemia

Parceria entre Conexia Educação e plataforma Zoom permite novas abordagens nas aulas ao vivo, com mais autonomia, segurança e facilidade

15 jun 2020

A nova realidade, imposta pela pandemia de coronavírus, promoveu a fusão do mundo digital com o presencial, transformando, inclusive, a educação brasileira. Para se adaptar ao momento atual e às necessidades das novas gerações, estudos comprovam que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós-pandemia, pois permite aliar os métodos de aprendizagem presencial e on-line.

Foto: Divulgação Zoom / DINO

"Em uma escola do século 21, o professor é o facilitador de um processo em que os alunos são protagonistas de sua própria aprendizagem, com a discussão dos conteúdos, práticas de metodologias ativas, estudo personalizado de acordo com a demanda de cada estudante, avaliações realizadas com o feedback imediato, entre outros. Atualmente, a tecnologia permitiu que isso possa ser feito tanto presencialmente quanto a distância", afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

De acordo com o especialista, o uso de novas tecnologias aliadas ao aprendizado e as aulas ao vivo, realizadas durante a educação remota, agora deverão ser incorporadas à nova realidade das escolas. "Em algumas regiões, por exemplo, o governo está considerando a possibilidade de volta às aulas presenciais de forma gradual e um rodízio de estudantes nas escolas, para manter as medidas de prevenção da Covid-19", explica.

Mais segurança, autonomia e velocidade

Para garantir aulas on-line mais efetivas, seguras e simplificadas para os profissionais da educação, a Conexia firmou uma parceria com a Zoom para aulas ao vivo - uma das empresas mundiais mais inovadoras do segmento, que ocupa a posição de líder no renomado "Magic Quadrant" 2019, do Gartner, Inc. Esta ferramenta está totalmente incorporada ao Conexia LEX (plataforma integrada que possibilita o acesso a todas as soluções educacionais da marca por meio de um único login), garantindo mais praticidade no agendamento e comunicação das aulas.

"O principal objetivo dessa integração é facilitar o dia a dia de professores, alunos e famílias, possibilitando novas abordagens com segurança e otimização do tempo. Agora, por exemplo, os profissionais não precisam criar um link por aula e enviar diariamente aos pais e responsáveis. As aulas ao vivo são pré-agendadas de forma recorrente, já configuradas com os recursos identificados como ideais, e os alunos das turmas são notificados automaticamente. Tudo isso é possível com apenas um login, que os envolvidos já utilizam em outras soluções, por meio do LEX", explica Diego Volpe, diretor de Soluções Digitais da Conexia Educação.

O especialista ainda afirma que é possível realizar a administração centralizada das aulas on-line na plataforma. Desta forma, os estudantes têm acesso apenas às aulas agendadas para eles, dentro do horário previsto, e são notificados automaticamente, garantindo mais segurança para todos os envolvidos.

Interação e metodologias ativas

Entre as novidades também estão a possibilidade dos alunos interagirem e colaborarem com total controle do professor, divisão da turma em grupos durante a aula (permitindo a aplicação de metodologias ativas de forma fácil e eficiente), envio de perguntas de múltipla escolha para garantir o engajamento dos alunos em tempo real, monitoramento da presença dos estudantes, o compartilhamento da administração da sala com professores-assistentes e a inclusão de até 49 participantes com vídeo na mesma tela.

Para Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, essa parceria inovadora veio para somar e garantir mais segurança, robustez e praticidade aos professores, aos estudantes e às famílias, principalmente neste momento de pandemia. "Precisamos manter os alunos seguros, engajados e desenvolvendo seu potencial máximo, mesmo de forma remota. Para isso, as escolas precisam implementar ferramentas capazes de gerar esses diferenciais", explica.

O especialista ainda afirma que existem muitas opções gratuitas no mercado, mas que acabam gerando tantos efeitos colaterais para a comunidade escolar, que o custo se torna ainda mais elevado - seja na proteção dos dados dos alunos ou na falta de controle de quem pode acessar a aula ou não. "As escolas não podem ser ingênuas nesse processo. As famílias não veem valor em improvisos", finaliza.

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, Pueri Bilíngue, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br


Website: http://www.conexia.com.br

https://www.terra.com.br/noticias/dino/sala-de-aula-hibrida-e-tendencia-na-educacao-pos-pandemia,a5e84c2e6a79e1980769b72e1b4b9e4bzybafn4x.html




ONLINE
48