Salário integral para pós-graduação

Salário integral para pós-graduação

Senado altera LDB e garante licença com salário integral para pós-graduação de professores

Mudança na legislação resolve omissão jurídica e protege remuneração de docentes em especializações; parlamentares também aprovaram a criação da Universidade Federal do Esporte.

Matheus Marques

Publicado em 19 de junho de 2026 

 

Senado federal

Senado federal Crédito: Foto: Marcos Oliveira/ Agência Brasil

 

O plenário do Senado Federal aprovou a redação do PL 96/2024, dispositivo que assegura a manutenção do salário integral para docentes que se afastarem de suas funções em sala de aula com o objetivo de cursar programas de pós-graduação, englobando especializações, mestrados, doutorados e projetos de pesquisa científica.

O avanço legislativo altera as diretrizes nacionais de educação e elimina a instabilidade funcional que travava a qualificação da categoria. O Senado Federal também deu sinal verde ao Projeto de Lei 6.133/2025, que cria oficialmente a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) que será subordinada diretamente ao Ministério da Educação (MEC).

A busca pelos 49: O quórum de 3/5 que separa o Governo da aprovação de mudanças na Constituição por Senado Federal

O projeto agora segue para a sanção do Presidente da República para se tornar lei.

FONTE:

https://www.correio24horas.com.br/politica/senado-altera-ldb-e-garante-licenca-com-salario-integral-para-pos-graduacao-de-professores-0626 




ONLINE
45