Saúde tem cura
“Saúde tem cura”, o novo filme de Silvio Tendler
A decisão do STJ desta quarta-feira (8 de junho), facilitando os lucros dos planos de saúde, confirma que estamos nas mãos de mercadores da morte. Não são “planos” ou “seguros” de saúde o que temos. São planos de doença, de vida insegura e, portanto, morte. Se nos resta alguma solidariedade como corpo social (e eu acredito que ainda resta), o que temos que fazer é defender o SUS, público, gratuito e universal.
Foi ele, apesar do subfinanciamento, que nos salvou na pandemia. Precisamos lutar por ele. E o primeiro passo para isso é conhecê-lo e entender sua história. Tudo isso está em mais um excelente documentário do grande Silvio Tendler.
Segue o link para assistir ao filme.
Como o SUS, é gratuito e para todos.
https://www.youtube.com/watch?v=b-kZMfwvKsM&t=15s
Estreou em 7 de jun. de 2022 “Saúde tem Cura”, dirigido por Silvio Tendler com o apoio da Fiocruz, aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.
O filme mostra como era o Brasil antes do SUS, fala da luta para a sua criação, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública.
Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação; de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo; de profissionais que atuam no dia a dia do sistema; de representantes da sociedade civil e de usuários.
http://cristinaserra.org/saude-tem-cura-o-novo-filme-de-silvio-tendler/