Seleção do Fies 2019

Seleção do Fies 2019

MEC Divulga Regras Para Seleção do Fies 2019

 Por Matheus Andrietta

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras para a seleção do Fies 2019 – Fundo de Financiamento Estudantil, referentes ao processo seletivo para vagas e novos contratos ofertados no primeiro semestre deste ano.

O fundo, que consiste num programa de financiamento para alunos cursarem o ensino superior em universidades particulares (saiba mais), continuará utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios, desde que se enquadre nas seguinte situação:

  • tenha prestado o exame da edição de 2010 em diante e conquistado nota igual ou maior que 450 nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação;

Página Inicial do site do Fies Seleção.

Além disso, o Fies manterá a divisão proposta no ano passado, utilizando basicamente dois grupos, um com financiamento sem juros e outro com cobrança de taxas. Para participação na primeira modalidade, com juro zero e chamada somente Fies, será preciso comprovar renda familiar de no máximo três salários mínimos (R$ 2.994,00) por pessoa. Já na modalidade em que há juros, que se subdivide em duas e leva a nomenclatura de P-Fies, a renda máxima para poder se inscrever no programa é de cinco salários mínimos (R$ 4.990,00) per capta.

Assim como nas edições passadas, todo o processo seletivo acontecerá pela internet, na página do Fies Seleção: http://fies.mec.gov.br/. A etapa de inscrições é gratuita, sendo que para se candidatar a um dos contratos disponíveis o candidato deverá criar um breve cadastro no sistema do fundo.

Depois da fase de inscrições, os candidatos serão selecionados com base no desempenho do Enem, respeitando a seguinte ordem de prioridade:

  1. não terminaram o ensino superior e não tiveram financiamento estudantil;
  2. não terminaram o ensino superior, já tiveram financiamento estudantil e quitaram a dívida;
  3. já tenham se formado no ensino superior, tenham recebido financiamento estudantil e já tenham quitado o mesmo.

Na sequência da seleção será divulgado o resultado com a lista de aprovados juntamente com os prazos para cada um dos passos da formalização dos contratos. Quem não for selecionado terá uma oportunidade ainda na lista de espera.

Apesar de liberar todas as regras do programa para este ano, a Portaria 1.435 publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 31 de dezembro não traz o calendário com as principais datas do Fies 2019. Assim que o cronograma for liberado divulgaremos aqui.

Fonte: G1

https://www.infoenem.com.br/mec-divulga-regras-para-selecao-do-fies-2019/ 




ONLINE
6