Seminário Paulo Freire
Seminário Paulo Freire: um olhar freireano através da educação e da política
Entre os dias 1º e 29 de setembro, o Departamento de Educação do CPERS promove o Seminário de Educação Paulo Freire: um olhar freireano através da educação e da política, por meio digital, com vagas limitadas e certificado aos participantes.
Serão cinco aulas com duas horas cada, realizadas todas as terças-feiras, das 17h às 19h. Confira a ementa do Seminário e saiba como realizar a sua inscrição.
a) Marcar o centenário do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, como ato de afirmação da defesa da educação pública, democrática e de qualidade social;
b) Oportunizar a aproximação ao pensamento de Paulo Freire, caracterizado pela problematização da realidade, pela reflexão crítica e pelo compromisso com a libertação;
c) Refletir aspectos dos grandes temas legados por Paulo Freire no contexto da complexidade do cenário político e educacional contemporâneo, no momento em que a lógica do lucro se sobrepõe à vida e a ofensiva mercadológica destrói a educação pública brasileira;
d) Contribuir para a formação de saberes acerca do pensamento freireano no intuito de incentivar a leitura das suas obras para que a atuação dos educadores(as) tanto nos espaços escolares quanto no trabalho de base, transcorram na ação concreta enquanto educação transformadora e emancipatória;
e) Oportunizar a análise da realidade social brasileira dialogando com a educação libertadora, que se orienta pela práxis, pela dialogicidade, e compromisso com as classes populares intencionando contribuir na luta de classes, nos processos formativos, organizativos e de luta dos trabalhadores(as) no atual contexto histórico.
O seminário Paulo Freire é destinado aos educadores(as) que atuam na rede estadual e lutam por uma educação pública, laica, inclusiva, democrática, com qualidade social e com respeito às diferenças, e que queiram se apropriar de saberes da pedagogia freireana.
Para permitir uma participação qualificada, as vagas são limitadas a cerca de 450 inscritos(as), distribuídos proporcionalmente ao número de sócios em cada núcleo do estado, de acordo com a relação disponível aqui.
O curso será ministrado por plataforma digital e terá um total de 10 horas/aula, distribuídas em cinco encontros com 2h cada. As palestras ocorrerão todas as terças-feiras, das 17h às 19h, entre os dias 1º e 29 de setembro de 2020.
Mais informações sobre como assistir e participar dos encontros serão enviadas aos inscritos após confirmação da vaga.
01/09
EAD e o perigo da reprodução da educação bancária durante a pandemia e o pós-pandemia
Prof. Thiago Ingrassia – UFFS
08/09
Paulo Freire e uso da Educação Emancipatória e Transformada contra os retrocessos das políticas educacionais
Prof. José Batista – UFPE
15/09
A construção de um currículo crítico-libertador: reflexões do momento presente e para o pós-pandemia
Prof. Alexandre Saul – Universidade Católica de Santos
22/09
O sistema e o método de Paulo Freire
Profª. Fernanda dos Santos Paulo – Unoesc
Prof. Carlos Rodrigues Brandão – Unicamp e Instituto Paulo Freire / SP
29/09
A Escola dos Meus Sonhos
Moacir Gadotti – USP e Instituto Paulo Freire / SP
Palestra: A EAD e o perigo da reprodução da educação bancária durante a pandemia e pós-pandemia
Palestrante: Thiago Ingrassia Pereira. Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (UFRGS) e Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).
Palestra: Paulo Freire e uso da Educação Emancipatória/Transformadora contra os retrocessos das políticas educacionais
Palestrante: José Batista Neto, professor e Mestre em História. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V. Professor Titular do Centro de Educação / UFPE. Membro da Cátedra Paulo Freire.
Palestra: A construção de um currículo crítico-libertador: reflexões do momento presente e para o pós-pandemia
Palestrante: Alexandre Saul, Mestre e Doutor em Educação. Professor e coordenador da Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de Santos. Atualmente é Pós-Doutorando na UERJ. Lidera o grupo de pesquisa Currículo e Formação de professores: diálogo, conhecimento e justiça social, atuando em pesquisas nos campos do currículo, formação Docente e Educação Popular.
Palestra: O sistema e o método de Paulo Freire
Palestrantes:
Carlos Rodrigues Brandão. Formado em Psicologia. Possui Mestrado e Doutorado em Antropologia e é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Nesta mesma universidade está vinculado ao GEPEJA, Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos.
Fernanda dos Santos Paulo. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Universidade Popular, Pedagogia freiriana, Formação de Educadores Populares e Educadores Sociais, Movimentos Sociais, Políticas Públicas educacionais e história e memória da Educação Popular.
Palestra: A Escola dos Meus Sonhos
Palestrante: Moacir Gadotti. Fundador e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001), Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.
Inscrições no link