Ser Professor

Ser Professor

Ser Professor

Em uma perspectiva humana e também realista, que reconhece as diferentes dimensões do papel do professor, não existe qualquer possibilidade da substituição do humano pela máquina

14/10/2023

Por Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação em Educação – Unisinos

 

Quando falamos em educação, geralmente fazemos a já clássica crítica que aponta “como o mundo evoluiu, ao mesmo tempo que a sala de aula permaneceu igual”. Mas logo depois dessa crítica, quando utilizamos o tempo para refletir em maior profundidade, somos tomados por um sentimento de nostalgia, que nos remete de volta para aquele espaço da aula, e lembramos das melhores experiências que tivemos, geralmente associadas à professores inspiradores

A crítica se transforma em saudade e em gratidão, no reconhecimento de que algum professor, em algum momento, transformou nossa vida.

Em uma perspectiva humana e também realista, que reconhece as diferentes dimensões do papel do professor, não existe qualquer possibilidade da substituição do humano pela máquina

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias e e da inteligência artificial, alguns colocam em debate nossa profissão, questionando: Será que teremos professores no futuro?

Na minha compreensão, o fato de alguém formular uma pergunta como essa já deixa evidente os limites de olhar para um papel tão importante quanto o do professor. Em uma perspectiva utilitarista, de entrega de conteúdos, talvez realmente não seja tão necessário ter um professor nas salas de aula mundo afora. Mas em uma perspectiva humana e também realista, que reconhece as diferentes dimensões do papel do professor, não existe qualquer possibilidade da substituição do humano pela máquina.

O professor é aquele que inspira, que conecta, que reconhece cada um de seus alunos em sua individualidade, em seu mundo, e a partir daí, transforma. 

O professor é aquele que erra, que diz não sei, que aprende com os alunos, que cria um senso coletivo de pertencimento, que sempre busca o bem-estar de cada um e desenvolve engajamento nos estudantes.

O professor é aquele que possui a capacidade de entender os alunos através do olhar, que busca desafiar, que escuta e a partir disso repensa sua aula, adaptando a mesma para as realidades que se apresentam através de cada estudante.

O professor é o humano que sente, celebra, vibra com o sucesso dos estudantes, e busca sempre o melhor, tendo uma certeza: a transformação das pessoas e de nosso país, passa pela educação. 

O papel e o impacto de um bom professor, atravessam nosso tempo e nos transformam em pessoas capazes de mudar a própria vida, e a vida dos outros.

Feliz dia, professor.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2023/10/ser-professor-clnp3rwdo00d4013ry0k1xlnq.html




ONLINE
155