Simuladores cálculo indicadores educacionais

Simuladores cálculo indicadores educacionais

Seduc disponibiliza simuladores online para cálculo de indicadores educacionais

Publicação: 

 


As ferramentas foram desenvolvidas para facilitar o trabalho dos gestores escolares
Foto: Divulgação | ASCOM Seduc

 

 

Como forma de facilitar o cálculo dos diferentes indicadores educacionais que analisam o desempenho das escolas do Estado, a Secretaria da Educação (Seduc) disponibilizou duas ferramentas on-line: o Simulador de Nota Padronizada e o Simulador do Índice de Desenvolvimento da Eduação Básica (Ideb). As ferramentas, que podem ser acessadas no site da Seduc, foram desenvolvidas pelo Centro de Educação Baseada em Evidências (CEBE).

O sistema faz a conversão automática dos números de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, indicando a nota padronizada. Na Rede Estadual, os estudantes das etapas finais de ensino (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio) são avaliados, periodicamente, pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). 

As provas, que são centradas nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa, seguem a metodologia de proficiência do Saeb. De forma simplificada, a escala dos testes parte de zero até 500, medindo numericamente as competências e habilidades dos alunos. Os resultados são, depois, utilizados para calcular os indicadores da educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Rio Grande do Sul (Iders). 

Tanto o Ideb quanto o Iders foram desenvolvidos para sistematizar informações diagnósticas, sintetizando os dados das avaliações externas com informação sobre o rendimento escolar, que é a taxa de aprovação. O simulador da Seduc tem a função de tornar equivalentes e comparáveis as pontuações de proficiência com escalas diferentes, enquadrando os resultados entre zero e 10.

Desse modo, a ferramenta, que funciona de forma simples e intuitiva, é dividida por etapas, considerando os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Após selecionar a opção desejada, é possível incluir uma nota de zero a 500 na proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática. O sistema realiza a conversão ao clicar no botão calcular. 

No caso do simulador do Ideb, existe ainda a opção de acrescentar as taxas de aprovação por ano e série, o que modifica o valor final do indicador. Com a aprovação do Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, que estabeleceu uma série de incentivos vinculados à melhoria nas avaliações, as novas ferramentas da Seduc agilizam o processo de análise dos dados, criando uma comparação que destaca os valores necessários para atingir as metas.

 FONTE:

https://educacao.rs.gov.br/seduc-disponibiliza-simuladores-online-para-calculo-de-indicadores-educacionais




ONLINE
30