STF volta a julgar garantia de creche

STF volta a julgar garantia de creche

STF volta a julgar se governo federal deve garantir creche a crianças de até 5 anos

Recurso foi interposto pela cidade de Criciúma (SC) após decisão do TJ-SC, que determinou matrícula de criança em creche municipal

STF volta a julgar se governo federal deve garantir creche a crianças de até 5 anos

STF julga se governo federal deve garantir acesso a creches 

 

A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), e o Supremo entendeu que o caso é de repercussão geral, ou seja, a decisão da Corte poderá ser aplicada em processos semelhantes que estavam suspensos aguardando julgamento.

Em 8 de setembro, após o voto do relator, ministro Luiz Fux, que negava provimento ao recurso extraordinário, o ministro André Mendonça pediu vista dos autos. Após a devolução dos autos, o julgamento foi incluído no calendário e será retomado nesta quarta-feira.  

De acordo com o recurso extraordinário interposto pelo município de Criciúma, o Poder Judiciário não pode interferir em atribuições do Poder Executivo, impor a destinação dos recursos a situações individuais ou fazer o município abandonar seus planos e metas administrativas. A peça argumenta ainda que "a disponibilidade de vagas em estabelecimento pré-escolar é meta programática que o poder público tem o dever de implementar na medida de suas possibilidades".

A prefeitura de Criciúma alega também que o Judiciário não pode interferir em questões orçamentárias do município, "visto que não é possível impor aos órgãos públicos obrigações de fazer que importe gastos, sem que haja rubrica própria para atender à determinação". 

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/stf-volta-a-julgar-se-governo-federal-deve-garantir-creche-a-crian%C3%A7as-de-at%C3%A9-5-anos-1.893563?fbclid=IwAR3dNNDZMQhybzsX6nzWzufcoZHqhUNX-6SACWDuacrUjX_coyibvyH77w0 




ONLINE
8