Tendências da educação para 2023

Tendências da educação para 2023

Saiba quais são as principais tendências da educação para 2023

Luiza Cazetta, 18/11/2022

 

Conhecer as principais tendências da educação para 2023 é uma das principais curiosidades dos diretores escolares neste final do segundo semestre, quando a gestão já começa a dar início ao planejamento do próximo ano letivo.

E foi esse o assunto abordado na tarde desta quinta-feira (17) por Eliane El Badouy, que é publicitária com pós-graduação em marketing e economia comportamental. A profissional participou de uma masterclass, realizada pelo Escolas Exponenciais.

Durante sua fala, Eliane ressaltou que a expectativa é de que o mundo esteja cada vez mais phygital, termo utilizado para se referir a fusão do mundo físico com o virtual. “Não é apenas um fenômeno tecnológico. É uma questão também de sociologia, antropologia, psicologia e, acima de tudo, pedagógica”, pontuou.

Tendências da educação 

Apesar de se referir à 2023, Eliane El Badoy destacou que muitos pontos são tendência para 2023 , mas também para os anos seguintes, como:

– Valorização do processo criativo como capacidade de entrega e performance;

– Aspectos emocionais e valores sociais mais presentes na percepção de valor;

– Excesso de possibilidades e informações, fragmentação e busca por reconexão, inclusão.

Segurança epistêmica está entre as tendências da educação

Entre as tendências da educação para os próximos anos, Eliane citou a segurança epistêmica, que é manter uma constante preocupação com os conteúdos e informações que são consumidas, para não ser enganado.

“Significa manter nosso conhecimento seguro. Envolve a garantia de que a gente realmente sabe o que sabe. E que nós somos capazes de identificar aquelas alegações que não têm o menor fundamento ou que não são verdadeiras”, explicou.

De acordo com a profissional, o problema não é somente o excesso de informação, mas sim a falta de filtro. “Independente de ser na escola ou fora dela, a gente tem que pensar que as crianças têm acesso a conteúdos diversos, faz parte da vida delas. A questão é: como a escola está lidando com isso?”; indagou.

Para exemplificar, Eliane lembrou o caso de um colégio em Valinhos, interior de São Paulo, em que estudantes foram expulsos após atos racistas.

Tendência da educação: pensamento crítico

Neste contexto, Eliane ressaltou que uma das tendências de extrema importância é o desenvolvimento do pensamento crítico junto aos alunos.

“Desenvolver o pensamento crítico envolve entender a conexão lógica entre ideais, a capacidade de refletir e racionalizar de forma independente”, afirmou.

Segundo a profissional, os educadores precisam se tornar aprendizes ativos e não apenas destinatários passivos de informação. “Temos que provocar nossos alunos a serem pensadores críticos, que questionem rigorosamente ideias e suposições, ao invés de aceitá-las porque todo mundo aceita”, reforçou.

O que é a masterclass?

Masterclass é uma iniciativa do Escolas Exponenciais, voltada para as escolas associadas, que podem participar de mentorias coletivas com orientações feitas por especialistas, como o evento que foi realizado na tarde desta quinta-feira (17), quando Eliane El Badoy falou, ao vivo, sobre as principais tendência da educação para um grupo de diretores. Clique aqui e confira nossos planos.

 

https://escolasexponenciais.com.br/exnews/saiba-quais-sao-as-principais-tendencias-da-educacao-para-2023/ 




ONLINE
8